Geral

Ipem desenvolve mais uma ação de fiscalização com perícia laboratorial

O Governo de Rondônia por meio do  Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Rondônia (Ipem-RO) realizou perícia laboratorial para a verificação oficial em marca de feijão comercializada na região de Ariquemes. O objetivo da ação é garantir o direito dos consumidores, proporcionando uma prática de comércio justa.

-->

Na avaliação feita numa marca de feijão, o produto foi reprovado na média de peso apresentada na pesagem e também no critério individual, de acordo com a Portaria Inmetro 248/2008 em trabalho realizado pela equipe do Laboratório de Pré-Medidos do órgão.

“Chamou atenção que nenhum dos pacotes superou a marca de 1 kg, de 32 unidades verificadas, 16 estavam abaixo da tolerância que é 985g sendo que a forma média também reprovou, encontrado a média de 988g. Possivelmente a empresa está tendo problema no envasamento do produto pois o feijão é ensacado sem passar por um processo de secagem e dependendo onde é estocado, tem a perda natural do produto”, destacou a metrologista do Ipem-RO, Elli Maus.

Ainda de acordo com a metrologista, o peso da embalagem tem que ser desconsiderado na pesagem final de cada produto. “Cada produto possui uma embalagem que deve ser desconsiderado no peso final, portanto o consumidor deverá ficar atento, se a indicação indica 1kg, o mesmo deve ter pelo menos 1,010 kg ou mais, dependendo do tipo de embalagem para fazer a compensação.”, acrescentou.

De acordo com o presidente do Ipem, Aziz Rahal Neto, o monitoramento realizado pelo Ipem-RO tem o intuito de garantir um produto de qualidade nas prateleiras dos supermercados. “Nosso objetivo é de coibir problemas como esse, encontrados no feijão. Com o apoio do Governo de Rondônia e em conjunto com o Inmetro, o Ipem tem conseguido desempenhar um papel fundamental no intuito de garantir um produto de acordo com as especificações contidas na embalagem para que o consumidor não seja lesado no ato de sua compra”, pontuou Aziz.

Como resultado da fiscalização, a empresa foi notificada e terá dez dias para apresentar sua defesa junto ao setor jurídico do Ipem-RO em virtude da constatação de irregularidade na pesagem dos produtos.

O consumidor que encontrar ou suspeitar de alguma irregularidade em produtos à venda nos supermercados, pode relatar o ocorrido à Ouvidoria do Ipem, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 0800 647 7277.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo