Geral

Obra do DER em manancial garante retorno do abastecimento de água em Ouro Preto do Oeste

O Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), trabalhou de forma célere e precisa na obra de contenção de pedras no rio Boa Vista e garantiu desta forma, o reabastecimento de água no município que havia sido comprometido em decorrência da alteração do curso do rio ocorrida devido às fortes chuvas nos últimos meses.

-->

Os trabalhos foram executados pela Residência Regional do DER de Ouro Preto do Oeste de 25 a 30 de março, com um total de 35 viagens para o deslocamento de pedras para fazer a contenção. De acordo com o residente regional, Boby Gil, a barragem conta com um total de 416 metros cúbicos de pedras que foram fixadas no local com auxílio de escavadeira hidráulica. ‘‘Essa foi uma obra muito importante, pois se o DER não entrasse com essa missão, a cidade ficaria sem água’’, considera.

Por meio da contenção feita com as pedras, as águas do rio Boa Vista, que é o manancial utilizado na captação do recurso hídrico na cidade, foi represada e assim permitiu à Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) fazer a operacionalização de todo o sistema novamente.

O diretor-geral do DER, Elias Rezende, destaca que, por de determinação do governador, coronel Marcos Rocha, durante o período crítico de racionamento do uso de água no município, o DER também ajudou a abastecer unidades de saúde e prisionais por meio de caminhões pipas. A obra do DER  faz parte da missão do Governo de Rondônia, para o desenvolvimento do Estado por meio do fortalecimento da infraestrutura de estradas e serviços básicos.

DIVERSAS FRENTES 

A Residência do DER em Ouro Preto do Oeste trabalha em diversas frentes para garantir o bem estar da população, mesmo em período chuvoso e de redução de servidores devido à pandemia. Atualmente, a equipe realiza a manutenção da RO -470, em Mirante da Serra, da RO-010 entre Tarilândia a Mirante da Serra, e da RO- 475 que liga Vale do Paraíso a Rondominas. ‘‘Estamos desobstruindo bueiros entupidos e recuperando pontos críticos’’, garante o residente.

Manutenção na RO-475 que liga Vale do Paraíso a Rondominas

Os trabalhos estão inseridos no Planejamento Estratégico do Governo de Rondônia, que já ultrapassa mais de 50% das metas em execução e conta com uma forte contribuição do DER que tem trabalhado intensamente na manutenção de estradas estaduais.

Tendo como resultado diversas pontes recuperadas, obras que estavam paralisadas concluídas e a recuperação de rodovias, além de avançar ajudando as prefeituras na melhoria de vias municipais, a exemplo da Estrada do Belmont, em Porto Velho.

O governador, coronel Marcos Rocha, tem continuamente, junto com o diretor-geral do DER, Elias Rezende, verificado in loco obras em todo o Estado. A ordem do governador é que os trabalhos devem acontecer de forma rápida, com qualidade e com responsabilidade na aplicação do recurso público. Elias reforçou que o DER tem se empenhado em cumprir a missão em prol da população rondoniense com zelo e agilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo