Geral

Projetos de iluminação pública reduzem conta de energia de 16 municípios de Rondônia

Os 16 municípios de Rondônia que receberam investimentos da Energisa na iluminação pública tiveram redução em média de 25% das suas faturas mensais de energia. O resultado deve-se a troca de lâmpadas comuns por outras mais econômicas, de LED. Na prática, serão poupados quase R$ 1,5 milhão até o final de 2020 com a implantação das novas iluminações, que aconteceu entre janeiro e abril desse ano.
O coordenador de Eficiência Energética da Energisa Rondônia, Talis Henrique de Sousa, explica que a economia varia de acordo com o tipo, quantidade e potência das lâmpadas antigas e que foram substituídas por LED. “Mirante da Serra

-->

, por exemplo, reduziu em 74% a fatura de energia com Iluminação Pública, seguido de Alto Paraíso com 69%. Esses recursos agora podem ser destinados para investir em outros itens importantes para o desenvolvimento da comunidade, como saúde e educação”, frisa.
Cerejeiras

foi o município que mais trocou lâmpadas (3.375 unidades) e reduziu 43% da conta de energia. Já Cujubim

substituiu 1.089 lâmpadas e reduziu cerca de 56% da conta. “Rolim de Moura foi o município que teve a menor redução na fatura, 7%, mas que já aponta que a participação no Programa de Eficiência Energética traz resultados para a cidade, além de todos os municípios poderem propor novos projetos junto à concessionária”, diz.
Além da troca de lâmpadas, o programa também realiza treinamentos de eficiência energética para esses municípios que receberam o investimento. Isso porque, além da substituição dos equipamentos, o investimento visa conscientizar para o melhor uso da energia elétrica também pelo poder público. “É importante que servidores e cidadãos estejam atentos em como a energia está sendo usada nos prédios públicos. Devemos fazer nosso papel, desligando quando não estamos usando, incentivando a prática dos bons hábitos e para que tenhamos maior sustentabilidade econômica e ambiental no uso da energia”, declara.  A Energisa disponibiliza dicas de economia através de seus canais no Youtube.

Inscrições abertas

Nessa semana, a Energisa lançou um novo edital do Programa de Eficiência Energética. As inscrições estão abertas até 17 de dezembro de 2020 e podem ser feitas pelo site https://energisa.gestaocpp.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo