Geral

ROLIM DE MOURA: Nota de Esclarecimento sobre “cadáver fora do necrotério”

A prefeitura de Rolim de Moura (RO) por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) esclarece que o trabalho de perícia médica por morte violenta, é realizada pelo médico legista, o qual é de responsabilidade Instituto Médico Legal (IML) da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesdec).

-->

O assunto em voga é pelo fato da imagem de uma corpo que está sendo avaliado por um médico legista ao lado do necrotério aos fundos do hospital municipal de Rolim de Moura circular na rede social.

A Semusa informa que a sala do necrotério foi reformada recentemente para que os profissionais que fazem os exames cadavéricos possam fazer o trabalho da melhor maneira. Esclarece ainda que a forma de fazer o exame no corpo é de exclusiva competência do profissional habilitado para tal, e não há interferência do munícipio na ação do profissional.

A Semusa lamenta que alguma pessoas aproveitam-se de uma imagem e sem respeitar a dor dos entes e amigos, expõe uma imagem em rede social, com total desrespeito ao ser humano e sem ter a noção das dificuldades enfrentadas pelos profissionais, tripudiam em cima da dor alheia.

Vale ressaltar que o município cede o local para realização dos exames, mas a competência de estrutura do IML é do Estado. Mesmo sendo de competência do IML, a Semusa já fez contato com os legistas e técnicos de necropsia solicitando que evite a exposição de cadáver na realização dos exames.

Em tempo, a Procuradoria Jurídica da Município de Rolim de Moura, informa que a divulgação da imagem do “de cujos”, sem o consentimento de sua família, pode render processo criminal e ainda reparação por danos morais e que a providências necessárias já estão sendo tomadas no referido caso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo