Geral

Rondônia tem o menor n° de desocupados na Região Norte e 49% trabalha na informalidade, indica IBGE

Rondônia registrou no primeiro trimestre deste ano a menor taxa de desocupação da Região Norte, segundo Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) divulgada nesta terça-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

-->

Em abril, maio e junho, a taxa de desocupação foi de 10,1% no estado, o que também corresponde a 6ª menor do país.

Ainda conforme o IBGE, o número de empregados subiu 7,2% em Rondônia entre os dois trimestres de deste ano; passou de 433 mil trabalhadores para 464 mil.

“Quando comparado ao segundo trimestre de 2020, o aumento foi de 8,5%. Também se observou que o número de empregadores com registro no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) subiu de treze mil pessoas para 20 mil”, indica o IBGE.

Já o número de empregadores sem o registro em Rondônia permaneceu estável no segundo trimestre, com cerca de 9 nove mil pessoas.

Em relação ao trabalho informal, a pesquisa PNAD Contínua revelou que 49,5% dos trabalhadores rondonienses atuam de maneira informal, seja por não ter carteira assinada ou sem ter registro no CNPJ. Essa taxa está acima da média nacional, que tem 40,6% de trabalho informal.

Os menores números da taxa de desocupação do país foram registrados em Santa Catarina (5,8%), Rio Grande do Sul (8,8%), Mato Grosso (9%), Paraná (9,1%) e Mato Grosso do Sul (9,9%).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo