Geral

1° Morte de indígena com coronavírus é confirmada em Rondônia

Na segunda-feira (25) foi confirmada pela Vice-presidente do Conselho Distrital de Saúde indígena (Condisi), Elivar Karitiana, a primeira morte de indígena com Covid-19 (Novo Coronavírus).

-->

O mesmo chegou a ser internado no dia 20 de maio, após apresentar os primeiros sintomas da doença, que foi detectada pela equipe da saúde multidisciplinar do Distrito Especial Sanitário Indígena (DSEI).

Na sequência, a liderança indígena foi levada até a Unidade de Pronto Atendimento na Zona Sul (UPA Sul) em Porto Velho, que o encaminhou ao Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron) no dia seguinte.

Em 22 de maio, Gumercindo foi diagnosticado com Covid-19 depois que fez um teste rápido. No mesmo dia, ele piorou e precisou ser levado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Cemetron. Já no dia 24 de maio, foi encaminhado para a UTI do Hospital Samar, mas não resistiu e morreu na noite desta segunda.

Conforme o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), outros dois indígenas estão internados em estado crítico no Cemetron. Suspeita de que a aldeia inteira esteja com Covid-19.

Na semana passada, foram confirmados os três primeiros diagnósticos entre indígenas no estado. Já no último fim de semana, os números saltaram para nove diagnósticos.

O arcebispo de Porto Velho e presidente do Cimi, Dom Roque Paloschi, chegou a mencionar que a tendência é ter mais confirmações de Covid-19 entre indígenas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo