Agronegócio

Preocupação com a escassez de Soja pode aumentar preços de produtos no Brasil, alerta Aprosoja Brasil

A Aprosoja Brasil expressou preocupação diante da combinação de queda nos preços da soja, custos de produção elevados e redução na produtividade da safra atual. A entidade aconselha os produtores de soja e milho a proceder com cautela antes de realizar negociações nos próximos meses.

-->

A associação sugere que os agricultores pratiquem prudência, evitem vendas imediatas ou futuras, resistam à pressão de compras antecipadas por parte das empresas, e se abstenham de investimentos ou planos de expansão da área cultivada. Isso inclui a recomendação de não adquirir fertilizantes, cujos preços subiram nas últimas safras e ainda não se estabilizaram, assim como sementes e defensivos.

Atualmente, os preços estão abaixo de 100 reais por saca, uma redução média de 33% na receita comparada à safra anterior. No início do plantio da safra 2023/2024, as contas indicavam lucro ou equilíbrio em algumas regiões, contanto que a produtividade fosse alta. Contudo, perdas decorrentes de condições climáticas adversas resultaram em margens negativas em vários estados.

Segundo informações da Aprosoja Brasil, a Conab prevê um aumento no consumo interno de soja, de 55.467 milhões para 56.862 milhões de toneladas, e uma redução nas exportações, de 101.862 milhões para 98.453 milhões de toneladas. Com base nessas projeções, antecipa-se uma escassez de produtos. Antônio Galvan, presidente da Aprosoja Brasil, questiona a origem da soja necessária para suprir a demanda interna, diante da inevitável quebra de safra.

Galvan alerta para o risco real de desabastecimento, afetando a alimentação de frangos, suínos e bovinos, com impactos tanto para a exportação quanto para o consumo interno, indicando que os animais poderão ter de reduzir suas dietas devido à falta de soja e milho no país.

Da redação – jornalinforondonia.com

Botão Voltar ao topo