Asfaltamento da Estrada da Penal deve ser retomado pela empresa na próxima semana, em Porto Velho
A obra de asfaltamento da RO-005, mais conhecida como Estrada da Penal, em Porto Velho, está prevista para reiniciar na próxima semana. No projeto, consta a pavimentação do primeiro lote de 16 quilômetros sob responsabilidade da construtora contratada, em agosto de 2017, para realização dos serviços, faltando nove quilômetros para finalização dos trabalhos.
Após um acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem e Transporte (DER), a ordem de reinício foi assinada e a empresa se comprometeu em retomar as obras que estavam paralisadas desde novembro do ano passado por conta do período chuvoso.
O diretor-geral do DER, Elias Rezende, disse que a rodovia é de grande importância para o fomento da economia, sustento de produtores de grãos de todo o estado de Rondônia, garantindo acesso aos portos e caminhões graneleiros de grandes empresas, além de atender também, comunidades de moradores da região e do baixo madeira. “A pavimentação na RO-005, a Estrada da Penal, é um sonho antigo da população. O trecho contratado em 2017 deve ser finalizado ainda neste ano, segundo o comprometimento da empresa”.
Com um investimento de mais de R$ 21,5 milhões dos cofres públicos, os trabalhos executados na RO-005 estão sendo fiscalizados por uma equipe de engenheiros do DER. A pavimentação asfáltica em Concreto Betuminoso Usinado a Quente abrange o trecho do KM 5 do complexo penitenciário ao ramal Aliança, numa extensão total de 16,43 km.
O Governo de Rondônia, por meio DER, está trabalhando para garantir melhores resultados à população, seja por meio de execução direta, serviços prestados pelas 14 residências regionais do DER e pelas quatro Usinas de Asfalto, ou execução indireta, que são os serviços prestados por empresas contratadas por meio de licitação para pavimentação asfáltica de estradas ou construção de pontes de concreto, como é o caso da RO-005.
“Estamos trabalhando intensamente para fechar 2020 de forma positiva, entregando mais esta obra que estava pendente. Sabemos que este é um ano difícil de pandemia, mas os trabalhos na área da infraestrutura devem continuar independente dos obstáculos para que possamos frear os impactos econômicos pós-pandemia em nosso Estado e, assim, atender à determinação do governador coronel Marcos Rocha, de fazer bom uso dos recursos públicos, garantindo resultados duráveis e melhorias na qualidade de vida da nossa população”, explica Rezende.
SEGUNDO LOTE
Na manhã da quinta-feira (30), o diretor-geral adjunto do DER, major Eder André Fernandes, esteve reunido com moradores representantes das comunidades que reivindicam sobre a finalização dos trabalhos na Estrada da Penal.
O adjunto explicou que o outro lote, de 14 quilômetros, está em fase de atualização da tabela de preço para ser licitado. “Estamos trabalhando com planejamento, agilidade e diálogo com a população para cumprir a missão de garantir melhor trafegabilidade na RO-005, assim, podemos entregar um serviço de qualidade aos moradores, empresários e caminhoneiros que dependem rotineiramente da via, e cumprir a determinação do governo”.
Texto: Gabriela Mourão
Fotos: Divulgação DER