Banco Central começa a liberar consulta de valor e pedido de resgate de dinheiro esquecido; veja como
O Banco Central vai começar a liberar na segunda-feira (07) a consulta ao valor e pedidos de resgate de dinheiro esquecido nos bancos. Estima-se que R$ 8 bilhões sejam devolvidos para a população e para empresas. Serão R$ 4 bilhões apenas nesta primeira fase.
A consulta no sistema Valores a Receber, do BC, começou no dia 14 de fevereiro, e só informava se a pessoa teria ou não algo a ser retirado, mas não a quantia.
Enquanto o novo sistema não é liberado, quem tem dinheiro a receber deve se preparar para ter acesso à conta, se cadastrando no sistema do Governo Federal Gov.Br
Na segunda, basta acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br na data e período de saque, informado na primeira consulta. Quem esqueceu a data, ainda pode repetir o processo e ver o dia novamente.
Logo depois, basta fazer login com a conta do gov.br com nível prata ou ouro, ler e aceitar o termo de responsabilidade.
Após isso, o usuário deve clicar na opção indicada pelo sistema:
“Solicitar por aqui”: para devolução do valor via Pix em até 12 dias úteis. O usuário deverá escolher uma das chaves Pix e informar os dados pessoais e guardar o número de protocolo, caso precise entrar em contato com a instituição.
“Solicitar via instituição”: voltado para usuários que não têm Pix. Neste caso, será preciso entrar em contato pelo telefone ou e-mail informado para combinar com a instituição a forma de retirada