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Corolla Cross leva troféu Pinóquio de Ouro: ‘Cross Credo’, diz Boris Feldman

Freio de mão ‘de pé’, suspensão traseira simplificada, acabamento interno tosco, porta-malas menor que o sedã. Esses são alguns dos fatores que levaram o Toyota Corolla Cross 2021 receber o “prêmio” Pinóquio de Ouro 2021. A ‘honraria’ é concedida anualmente pelo jornalista Boris Feldman, do Auto Papo. “Devia se chamar Cross Credo”, dispara.

Lançado em março deste ano para ser rival do best-seller Jeep Compass, o Corolla Cross nasceu com a força de pertencer à poderosa montadora Toyota e ter Corolla no nome, um sedã de sucesso há mais de 50 anos no mercado mundial. Contudo, se analisar bem, chega-se a conclusão que o SUV é uma versão piorada e com preço mais elevado do que o Corolla.

Para Boris Feldman, o fator principal para que o Corolla Cross ganhasse o Pinóquio de Ouro foi o lançamento do SUV no mercado americano. Ao contrário do modelo vendido aqui, lá ele tem muito mais equipamentos e mecânica.

“No lançamento do Corolla Cross para a imprensa, perguntei porque foi eliminada a suspensão multilink do sedã. “Não foi eliminada, o projeto já nasceu assim” me respondeu com toda a cara de pau um diretor da empresa. Ele deve ter se esquecido de que a mentira viria à tona um mês depois, quando a mesmíssima Toyota lançou o mesmíssimo Corolla Cross nos EUA”, escreve.

Assista as explicações sobre o Pinóquio de Ouro:

De fato, para o consumidor americano, o Corolla Cross tem suspensão independente nas quatro rodas, freio de estacionamento eletrônico e opção 4×4, inexistente no Brasil. Outro ponto que merece atenção é o silenciador do escapamento, que salta aos olhos quando o carro é visto de traseira.

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