Geral

CASTANHEIRAS: Energisa causa enorme prejuízo após deixar produtor 16 horas sem energia elétrica

Um produtor rural ficou por mais de 16 horas sem o fornecimento de energia elétrica em seu sitio no município de Castanheiras (a 451,2 km de Porto velho RO) e teve perca de toda sua produção de alfaces.

-->

Devido ao problema no fornecimento da energia pela distribuídora, a bomba usada para irrigar o sistema de cultivo em hidroponia não funciona, o que provocou a perda de toda sua produção, num total de 11 mil pés de alface.


Emocionado ao ver toda sua produção perdida o proprietário que é focado na piscicultura e na agricultura familiar gravou vários vídeos relatando toda situação e, em um dos videos ele desabafou.

“Fico ate sem voz para relatar o que esta acontecendo, 100% da roça perdida a gente que ama o que faz e ser prejudicado dessa forma, infelizmente dessa vez perdi tudo, mais uma vez”.

Desesperado e com o prejuízo acumulado ele relata
“Nunca tinha feito uma roça tão linda como essa, no capricho”

Em outro vídeo ele mostra os pés de alface com as raízes queimadas por falta da irrigação
“Queimou a raiz já era”. relata o produtor.

Nos vídeos publicados, o proprietário mostra os funcionários carregando os montes de alfaces e jogando fora, além dos demais montes já produzidos pelo rescaldo dos perfis e da estufa.

Com uma estrutura de alto padrão, onde se produz a verdura, ele lamenta que os pés de alface já estavam na época de serem colhidos e entregues aos mercados da região onde ele mantém contrato de entrega.

Cultivo Hidropônico de Plantas

A hidroponia, termo derivado de duas palavras de origem grega − hidro, que significa água e ponia que significa trabalho − está se desenvolvendo rapidamente como meio de produção vegetal, principalmente de hortaliças sob cultivo protegido.

A hidroponia é uma técnica alternativa de cultivo protegido, na qual o solo é substituído por uma solução aquosa contendo apenas os elementos minerais essenciais aos vegetais (Graves, 1983; Jensen & Collins, 1985; Resh, 1996).

Procurada pela reportagem, a Energisa ainda não tinha se pronunciado ate a publicação desta matéria.

Fonte: VerGuia, Heliton Batista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo