Cliente gasta US$ 1 milhão após falha do Banco em saldo infinito, entenda
Na Austrália, um cidadão chamado Luke Moore foi “vítima” de um erro que acabou não sendo nem um pouco prejudicial. O banco de Moore permitiu, por uma falha técnica, que ele gastasse cerca de US$ 1,3 milhão em um período de dois anos.
A relação do cliente com o banco St. George começou em março de 2010, quando Moore ainda era estudante que tinha uma renda proveniente de benefícios do governo. Na mesma época, ele abriu uma conta na modalidade “Complete Freedom Account”, que oferecia dinheiro mesmo para saques com a conta sem fundos. Ele chegou a sacar US$ 9 mil em uma única vez e notou que o saldo nunca se esgotava.
Com o saldo infinito em conta, ele quitou dívidas, viajou para vários países, comprou veículos e obras de arte. Todos os luxos de Moore contabilizaram mais de um milhão de dólares. O banco só foi perceber o erro quase dois anos depois.
Moore chegou a ser acusado pelas manobras que fez com o dinheiro do banco e recebeu uma pena de quatro anos e meio de prisão. Ele iria cumprir pena por obtenção de vantagens financeiras mas, após cinco meses preso, o tribunal de apelação anulou sua sentença. A conclusão final foi que Moore não agiu de má fé com o banco e que não houve tentativa de fraude. Afinal, por dois anos, o banco St. George não fez absolutamente nada para impedir os gastos do cliente.