Geral

“Comportamento Seguro e Saúde Mental” é tema da Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho

Durante os dias 20 a 24 de novembro, os servidores do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) de Rondônia participaram da 6ª Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (Sipat), com o tema “Comportamento Seguro e Saúde Mental no Trabalho”. O evento, organizado pela Gerência de Segurança do Trabalho (GST) e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), com intiuto de capacitar e promover maior conscientização sobre saúde e segurança no ambiente de trabalho.

-->

A gerente da GST do DER, Jacqueline Sales Eudóxio, destacou que a Sipat cumpre normativas importantes como a NR-05 do Ministério do Trabalho e Emprego, além de instruções normativas e portarias específicas do DER. “As palestras e orientações foram realizadas em todas as residências regionais, usinas de asfalto e na sede administrativa do DER, contando com a participação de mais de 30 profissionais de diversas áreas, incluindo psiquiatras, psicólogos, clínicos gerais e engenheiros de segurança do trabalho, tanto do DER quanto de outras instituições colaboradoras”, enfatizou.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou a importância de iniciativas como a Sipat para garantir a segurança e a saúde dos servidores. “As palestras, capacitações e cursos oferecidos durante a semana refletem o compromisso contínuo do Governo do Estado com a prevenção de acidentes de trabalho e a promoção de um ambiente laboral mais seguro e saudável. Investir na prevenção e na educação sobre segurança no trabalho é essencial para melhorar não apenas a qualidade de vida dos servidores, mas também a eficiência e a produtividade nos serviços prestados à população de Rondônia”, comentou.

Para o gerente da 4ª Usina de Asfalto do DER, Thiago Moreira, esta semana de prevenção é fundamental para reforçar a cultura de segurança no ambiente de trabalho. “A conscientização e a educação continuada são as chaves para minimizar os riscos e garantir a segurança de todos”, disse.

O diretor-geral do DER, Eder Fernandes, reforçou a importância do tema deste ano, enfatizando que, a orientação sobre comportamento seguro e saúde mental é fundamental para gerenciar a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. “Uma mente saudável e tranquila é um pilar essencial para o sucesso da organização”, finalizou.

Fonte
Texto: Ricardo Barros
Fotos: George Henrique e Icaro Gabriel
Secom – Governo de Rondônia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo