Geral

Confira como foi a participação do Sebrae na Web Summit Lisboa 2022  

A viagem contou com a inauguração do ponto de apoio no WTC Lisboa, visita do presidente de Portugal e muito mais 

O Sebrae em Rondônia participou da missão Web Summit Lisboa e prestigiou nesta quinta-feira (3), a inauguração do espaço institucional. A realização é uma parceria entre o Sebrae Nacional e o Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI) e o World Trade Center Lisboa. 

-->

O IAPMEI é o instrumento português de política econômica direcionado para as pequenas e médias empresas. Cabe ao IAPMEI fomentar condições favoráveis para o fortalecimento do empreendedorismo e da competitividade empresarial em Portugal. Para isso, o instituto presta assistência a empresários e empreendedores, promove a inovação empresarial e facilita o financiamento a empreendimentos de pequeno porte. 

“Para nós foi uma experiência única representar nosso estado com startups promissoras. Imergimos na realidade do ecossistema europeu e estabelecemos conexões valiosas com o mercado português. A inauguração do espaço institucional é uma forma de movimentarmos a inserção das micro e pequenas empresas brasileiras em Portugal”, afirmou o diretor técnico do Sebrae em Rondônia, Samuel Almeida. 

O Sebrae inaugurou o ponto de apoio no World Trade Center Lisboa, em Lisboa, que acolherá negócios empreendedores visando facilitar o engajamento com parceiros locais, fomentar ações de promoção comercial e o intercâmbio de experiências e investimentos. A inauguração do escritório teve a presença de Raimundo Carreiro, embaixador do Brasil em Portugal; Carlos Melles, presidente do Sebrae; Luciano Menezes, CEO do WTC Lisboa; Vitalino Canas, presidente do Fórum de Integração Brasil Europa (Fibe); e dezenas de autoridades e representantes do ecossistema Sebrae. 

O WTC é um espaço criado com o propósito de desenvolver negócios ao redor do mundo. Contempla 320 unidades em 92 países contando com cerca de 15 mil colaboradores. O WTC Lisboa é um projeto de 70 mil metros quadrados, com cinco torres, um hotel, um centro de convenções e um supermercado. Foi lançado há dois meses e já possui 70% de ocupação e cerca de 300 empresas portuguesas como membros do WTC Business Club, cujo objetivo é realizar negócios internacionalmente. 

O Sebrae também teve uma grata surpresa no final do segundo dia da agenda, num saudoso encontro com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. Em sua fala, Marcelo afirmou que “uma pátria é grande somando os pensamentos de todos. O Brasil é imparável e tem sido presença marcante na Web Summit”, fazendo referência ao evento que levou 270 pequenos negócios brasileiros ao país lusitano a convite do Sebrae. Ele citou o aumento expressivo de parcerias entre empresas brasileiras e portuguesas e presenteou os convidados com empatia ao posar para fotos e selfies. 

O grupo chegou ao Palácio dos Coches vindo de uma visita à sede do IAPMEI, em busca de sinergias para maior conhecimento sobre as a atuação das entidades. Francisco Sá, presidente do IAPMEI, abordou os diversos pontos comuns entre Sebrae e a instituição, como a capacitação na gestão de negócios, investimento em ecossistemas de inovação e atuação em rede. “Iniciamos hoje um caminho de muito compartilhamento de informações e tecnologias que ajudarão empreendedores a promover novos negócios”, comemorou Sá. 

A parceria entre o Sebrae e o IAPMEI foi reforçada com a assinatura do Memorando de Entendimento (ME) integrado na iniciativa “Dia da Inovação Brasil – Portugal: A força da inovação no empreendedorismo brasileiro”. 

O documento visa promover iniciativas e projetos que fomentem a cooperação e promovam a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro, pequenas e médias empresas no Brasil e em Portugal. O memorando contempla áreas de cooperação como intercâmbio de conhecimento, inovação e empreendedorismo, estímulo à competitividade empresarial, entre outras. 

A presença institucional do Sebrae em Portugal também dará apoio para as empresas do Programa Inova Amazônia; à articulação com atores locais relacionados à Educação Empreendedora; e à interação com entidades e associações municipais para trocas de experiências. A iniciativa faz parte da estratégia de atuação do Sebrae com foco em Portugal, com o propósito de disseminar a cultura empreendedora, estimular empresas competitivas e sustentáveis e fomentar um ambiente favorável para o desenvolvimento dos pequenos negócios. 

“Faço parte da Pura Amazônia, uma empresa de cosméticos situada no município de Vilhena. A experiência proporcionada pelo Sebrae é de extrema importância para nossa empresa, ela ampliou minha visão em vários aspectos. Foram muitas novidades, com as quais ainda não tinha tido contato no Brasil. Acredito que todas as empresas deveriam ter a oportunidade de participar de uma experiência como essa, que amplia nossa visão de mercado internacional”, afirmou o empresário João Pedro Vieira Gomes, que acrescentou: “Com certeza essa experiência fará a diferença na nossa empresa, principalmente as conexões que conseguimos fazer”. 

A missão contou ainda com uma visita à Universidade Nova de Lisboa – School of Business and Economics, quatro visitas técnicas e o Dia da Inovação Brasil – Portugal, com rodadas de negócios que potencializaram o conhecimento do ecossistema de empreendedorismo e inovação português, com apresentações dos maiores e mais relevantes players de Portugal. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo