Crianças ‘abraçam’ profissionais de saúde com cartas de gratidão: ‘vamos todos ajudar vocês’; FOTOS
Crianças atendidas por um projeto de voluntários da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) produziram cartas com mensagens de gratidão aos profissionais de saúde que atuam na linha de frente de combate à pandemia do novo coronavírus.
Palavras como ‘gratidão’, ‘coragem’, ‘vamos todos ajudar vocês’ e ‘vai passar’ compõem as cartinhas que levam um abraço simbólico aos trabalhadores da Unidade de Referência Coronavírus (URC) de Limeira (SP) – veja fotos de algumas cartas abaixo.
Sem poder ter contato com os “guardiões da vida”, por conta do isolamento social, as mensagens dos pequenos foram digitalizadas e enviadas por e-mail nessa quinta-feira (13) aos profissionais.
“A hora que eu abri, eu me arrepiei toda. É muito gratificante, é uma energia muito boa e isso é combustível para trabalharmos todos os dias, porque não é fácil”, disse a enfermeira Andresa Barros, diretora da área responsável pela gestão das Unidades de Terapia Intensiva (UTI).
Crianças produziram cartas para profissionais de saúde de Limeira — Foto: Prefeitura de Limeira/Divulgação
Crianças produziram cartas para profissionais de saúde de Limeira — Foto: Prefeitura de Limeira/Divulgação
Criança produziram cartas a profissionais de saúde de Limeira — Foto: Prefeitura de Limeira/Divulgação
Projeto
Segundo a Prefeitura de Limeira, a ideia surgiu dos integrantes do grupo Cultura Voluntária, formado por estudantes da Unicamp e que tem diversos projetos de voluntariado.
Um deles é o Fraternidade do Triângulo Ramatis, que oferece atividades culturais e lúdicas a cerca de 70 crianças, grande parte em vulnerabilidade social.
Os organizadores explicaram que os pequenos receberam o desafio pela internet, já que as atividades estão sendo online durante a pandemia. Trinta deles se dedicaram a fazer as cartinhas, todas escritas a mão.
Quando estão na entidade, no Jardim Caieira, as crianças têm aulas gratuitas de música, circo, capoeira, atividades física e outros.
Unidade de Referência para o Coronavírus em Limeira — Foto: Adilson Silveira/ Prefeitura de Limeira