Culinária

4 curiosidades sobre tomar café de estômago vazio: pode ou não? Descubra

Fatores como a preparação da bebida e os complementos dela são fundamentais de serem explorados nesse assunto; aprenda também uma receita diferente com café

O café é uma bebida amplamente consumida logo pela manhã, muitas vezes sendo o primeiro alimento ingerida do dia. Segundo a matéria de Lindsey Bever ao Estadão, o café tem sido tema em relação à saúde, composição e seus efeitos em um estômago vazio.

Segundo a nutricionista Courtney Delpra, combinar uma proteína com um carboidrato, juntamente com o café, em uma refeição matinal, pode ser uma opção equilibrada para pessoas que convivem com diabetes, por exemplo.

A professora de fisiologia Kim Barrett responde a uma das principais questões sobre a bebida: beber café em jejum geralmente não causa problemas, a menos que a pessoa já tenha alguma doença relacionada ao estômago.

O café é composto principalmente por cafeína, mas também contém outros compostos que podem aumentar sua acidez.

Optar por um café torrado mais escuro, tomá-lo frio e adicionar leite pode ser uma maneira de reduzir os problemas deste penúltimo tópico.

Ou seja, o consumo de café com o estômago vazio não é problemático em si, mas pode potencializar sintomas de problemas já existentes, e nesses casos, portanto, diferentes métodos de preparo ou complementos no consumo podem ser considerados como uma solução prévia.

Receita: Iced Irish Coffee
Por isso, este preparo, que é fácil de fazer, pode ser uma boa opção para os amantes de café. Esta é uma versão gelada do irish coffee e leva 50 ml de café espresso, whisky e licor de creme de leite irlandês entre os ingredientes.

O melhor café gourmet do mercado
Em 2024, o Paladar realizou um teste em conjunto com especialistas, analisando nove marcas de café gourmet, moído e torrado disponíveis no mercado. Os cafés foram avaliados em relação ao corpo, aroma, equilíbrio, persistência e sabor, buscando identificar quais apresentam maior qualidade.

Fonte: Estadão

Botão Voltar ao topo