Cultura

Professor da UNIR lança livro sobre documentaristas de Rondônia

Sessão de lançamento ocorre neste sábado, 12, às 19h no Audicine do Sesc Esplanada, em Porto Velho, como parte da programação da V Mostra Sesc de Cinema

O professor Juliano Araújo, do Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), lançará o livro “Documentário em Rondônia: realizadores, filmes e contextos de produção” no sábado, dia 12, às 19h, como parte da programação da V Mostra Sesc de Cinema.

-->

A obra, que foi lançada em maio de forma on-line e está disponível para download gratuito neste link (https://docrondonia.unir.br/pagina/exibir/18958), terá agora o lançamento presencial da versão impressa. O evento ocorrerá no Audicine do Sesc Esplanada, na Avenida Presidente Dutra, nº 4175, em Porto Velho.

O livro apresenta um estudo de documentários feitos em Rondônia no período de 1997 a 2013 por cineastas que nasceram ou se radicaram na região em um total de 68 filmes nos formatos de curta e média-metragem. Alexis Bastos, Beto Bertagna, Carlos Levy, Fernanda Kopanakis, Joesér Alvarez, Jurandir Costa, Lídio Sohn, Luiz Brito, Pilar de Zayas Bernanos e Simone Norberto são as realizadoras e os realizadores analisados pelo trabalho.

Cada capítulo da obra é dedicado a uma das realizadoras ou dos realizadores com aspectos biográficos e profissionais de suas trajetórias, filmografias e análises dos procedimentos estilísticos empregados por cada cineasta e as temáticas abordadas nos filmes.

“O livro revela que a produção de documentários em Rondônia deve-se muito ao empenho, à dedicação e à atuação, muitas vezes, de forma independente, das diretoras e dos diretores”, comenta o autor. “O estado precisa ter uma integração de políticas públicas para fortalecer o setor do audiovisual rondoniense, como leis de incentivo, formação de profissionais e festivais”, esclarece Juliano Araújo.

Publicado pelas Edições Motriz, a obra é resultado do projeto de pesquisa “Práticas e imagens documentais na cultura audiovisual da Amazônia Ocidental”, desenvolvido pelo professor Juliano Araújo e aprovado na Chamada Universal nº 003/2015 da Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia. O livro conta com prefácio de Sávio Luís Stoco, professor da Universidade Federal do Pará.

Currículo do autor – Juliano Araújo é doutor em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas com estágio de doutorado na Universidade de Paris 10 – Nanterre. É mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista, onde se graduou em Comunicação Social/Jornalismo. Atua como professor do Departamento de Comunicação da UNIR e coordena o Grupo de Pesquisa e Extensão em Audiovisual. Tem-se dedicado ao estudo do cinema e audiovisual amazônicos.

Serviço: Lançamento do livro “Documentário em Rondônia: realizadores, filmes e contextos de produção”, de Juliano Araújo, na V Mostra Sesc de Cinema

Quando: sábado, 12 de novembro

Horário: 19h

Onde: Audicine do Sesc Esplanada, Av. Presidente Dutra, nº 4175

Link para download gratuito: https://docrondonia.unir.br/pagina/exibir/18958

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo