Curso Agente de Desenvolvimento – Formação Avançada teve início em Porto Velho
A turma conta com a participação de 30 agentes de 20 municípios do estado
O Sebrae em Rondônia iniciou nesta segunda-feira (17) o Curso Agente de Desenvolvimento – Formação Avançada. A programação se estende até a próxima sexta-feira (21) e conta com a participação de 30 agentes e o facilitador Aparecido Cláudio Escavassa.
No mês de setembro o Sebrae realizou uma mobilização para selecionar os novos Agentes de Desenvolvimento dos municípios. O curso básico aconteceu de forma remota e evidenciou a base conceitual dos agentes, sua função e importância, além das metas esperadas pelo Sebrae.
“O Sebrae faz um trabalho de articulação institucional muito importante, pois somos defensores da desburocratização e da simplificação de procedimentos para criar um ambiente cada vez mais favorável à geração de negócios. Os Agentes de Desenvolvimento são peças essenciais nessa grande engrenagem que é o ente púbico, pois exercem um papel fundamental nessa luta em favor do empreendedorismo”, afirmou o diretor superintendente do Sebrae em Rondônia, Daniel Pereira.
O curso avançado está sendo 100% presencial na sede do Sebrae, em Porto Velho, e os participantes estão recebendo um intensivo de conteúdo aprofundado em planejamento para o desenvolvimento de um conjunto de ações que visem ao desenvolvimento da região. Estão participando do evento 20 municípios de Rondônia, o grande desafio é a formação e capacitação contínua dos Agentes de Desenvolvimento (AD), que estão em plena atividade.
O AD planeja, executa e coordena as políticas para implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, ações de desenvolvimento, articulação e mobilização de atores do município, em torno da causa do desenvolvimento local.
“A atuação do Agente de Desenvolvimento nos municípios brasileiros vem se consolidando cada vez mais. Como resultado do esforço conjunto do Sebrae, das entidades municipalistas e do governo federal, é consenso a importância dos AD nos municípios brasileiros, em Rondônia não é diferente e já colhemos resultados e melhores práticas das atuações em diversas cidades do nosso estado”, avaliou o diretor técnico do Sebrae, Samuel Almeida.