Geral

Detran realiza ações educativas que primam pela segurança no trânsito, durante o Carnaval

“Amigo que é amigo não deixa ninguém voltar dirigindo embriagado, por isso seja o amigo da vez, escolha a vida!”, esta foi a mensagem que os servidores do Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia entregaram aos grupos de amigos que participaram de festas de Carnaval neste final de semana, em Porto Velho.

-->

Dois grupos de voluntários da Diretoria Técnica de Educação de Trânsito – Dtet foram escalados para levar à população a mensagem sobre segurança no trânsito, por meio da blitz educativa e motorista camarada. Na blitz, com veículos formando filas na Avenida Carlos Gomes, os educadores conversaram com motoristas e demais ocupantes do veículo, destacando principalmente, a mensagem sobre não misturar bebida e direção. Nesta ação foram abordadas 241 pessoas de forma direta, e mil pessoas de forma indireta.

Com a ação “Motorista Camarada”, a segunda equipe de voluntários incentivou entre o grupo de amigos, que um fosse escolhido para não ingerir bebida alcoólica, e ser o motorista da rodada, sendo responsável pelo transporte de todos. Nesta ação, foram visitados 3 pontos de festa, com abordagem de 567 pessoas por abordagem direta, e duas mil pessoas abordadas indiretamente.

Para todas as pessoas abordadas foi entregue o guia do ‘bom condutor’, com as seguintes orientações:

Pratique a empatia e o respeito no trânsito;
Respeite as leis de trânsito;
Lembre-se que todos os ocupantes do veículo devem utilizar o cinto de segurança;
Esteja atento à sinalização, ela serve para informar e orientar aos motoristas sobre as vias;
Tenha cuidado com pedestres, ciclistas e motociclistas;
Sinalize antes de realizar uma ação;
Mantenha a distância, é a regra básica para a direção defensiva, logo, torna o trânsito mais seguro para todos.
O diretor-geral do Detran, Paulo Higo Ferreira de Almeida, informou que a Autarquia reforça a segurança no trânsito, aumentando o número de ações educativas e de fiscalização durante o período de Carnaval.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo