Economia

Mariana Carvalho explica detalhes sobre o auxílio emergencial do governo federal

 

A deputada Mariana Carvalho (PSDB) é a única parlamentar rondoniense que integra o grupo de deputados que tem proposto ações para o enfrentamento ao Coronavírus. Várias medidas apresentadas por ela e pelos demais deputados do grupo já foram aprovadas. Além dessas medidas, um importante benefício que será concedido pelo governo federal foi aprovado pela Câmara e Senado e já sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, é o chamado Auxílio Emergencial, ou Coronavoucher, como tem sido apelidado.

O assunto tomou conta de todos os grupos nas redes sociais e muita gente está em busca de informações. “A situação está complicada e esse auxílio precisa ser pago o quanto antes para ajudar tanta gente que já está enfrentando dificuldades. Na terça-feira, um Aplicativo estará disponível e também um número de telefone para que as pessoas comecem a ser identificadas”, afirma Mariana Carvalho.

Mas, a parlamentar lembra que é preciso estar atento para não cair em golpes e fake news. “O Cadastro ainda não está aberto e tem muita gente usando isso para roubar dados pessoais das pessoas na internet”, alerta.

Confira importantes informações sobre o benefício: 

COMO SERÁ FEITO O CADASTRO?

Se a pessoa já é cadastrada no CadÚnico não precisa de novo cadastro.

Caso não saiba se já é ou não cadastrado, é possível descobrir ligando para 0800 707 2003 ou acessando o site do Ministério da Cidadania (cidadania.gov.br/servicos/cadastro-unico). É possível também baixando o Aplicativo Meu CadÚnico no celular.

Depois de saber disso e se não estiver cadastrada, mas se enquadrar nos critérios para receber o benefício, a pessoa deverá:

Baixar um outro Aplicativo Específico para o programa, que estará disponível a partir da terça-feira, 7 de abril. Um número de telefone também será divulgado.

A ideia do governo é que a pessoa faça uma autodeclaração. Provavelmente, também poderá ser feita nas casas lotéricas. O governo havia informado isso inicialmente, mas ainda não confirmou.

MAS, CALMA!!!!! Ainda não está sendo feito!!!!!

O governo vai anunciar cada passo. Vamos ficar atentos!

Deputada explica que cadastros ainda não começaram e alerta: “É preciso ter cuidado com as fakes news e links em grupos de Whatsapp e Facebook. A fonte mais segura é o site do Ministério da Cidadania”.

JÁ RECEBO O BOLSA FAMÍLIA. VOU SER BENEFICIADO?

  • SIM.
  • Se o valor que você recebe do Bolsa Família for menor que o do auxílio, você poderá optar em recebê-lo nesse período
  • Depois o pagamento do Bolsa Família volta ao normal.

COMO SERÁ FEITO O PAGAMENTO?

De acordo com o governo, deverá ser pago em instituições financeiras federais, como:

Banco do Brasil

Caixa Econômica

Banco da Amazônia

Banco do Nordeste

e ainda nos Correios e Lotéricas

 

E, ATENÇÃO!

CUIDADO COM AS FAKE NEWS E COM OS LINKS QUE ESTÃO MANDANDO EM GRUPOS. 

Não precisa ir aos bancos ainda e nem começou a ser feito o cadastro. Informações seguras são encontradas no Site do Ministério da Cidadania.

*Quanto tempo deverá durar o auxílio?*

O benefício deverá durar 3 meses ou até o fim da emergência do coronavírus no país. Mas a validade do auxílio poderá ser prorrogada de acordo com a necessidade.

Requisitos para receber o auxílio:

O benefício será pago para maiores de 18 anos que sejam:

✔️Trabalhadores informais (autônomos)

✔️Desempregados;

✔️MEIs (Microempreendedores Individuais)

Será preciso se enquadrar em uma das condições abaixo:

✔️ Titular de CNPJ (Para quem for MEI);

✔️ Estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal até o último dia dia 20 de março;

✔️ Cumprir o requisito de renda média (renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, e de até 3 salários mínimos por família)

✔️ Ser contribuinte individual ou facultativo do Regime Geral de Previdência Social.

✔️ Não ter recebido rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2018.

??

 ATENÇÃO

??

✔️ A mulher que for mãe e chefe de família, e estiver dentro dos demais critérios, poderá receber R$ 1.200 (duas cotas) por mês.

Na renda familiar, serão considerados todos os rendimentos obtidos por todos os membros que moram na mesma residência, exceto o dinheiro do Bolsa Família.

Assim que aprovado no Senado e as regras para o recebimento e cadastro forem divulgadas, trarei todos os detalhes no site e em minhas redes sociais.

LIMITE

Até duas pessoas na mesma casa poderão receber o auxílio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo