Setic alinha Plano Diretor Estratégico para o biênio 2021-2022
O Governo de Estado publicou o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) da Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) do biênio 2021 -2022, com objetivo de nortear a gestão dos serviços e ativos de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) no âmbito da administração estadual e estabeleceu o foco e organização de ações no que tange a investimentos em tecnologia, gerenciamento de riscos, projetos e planos de ação, alinhando-os aos objetivos estratégicos da organização.
A idealizadora da PDTI, Rosemeire Vidal relata que o plano visa buscar melhores condições de trabalho na superintendência. “Também a execução de Governança de TI busca em sua execução a prioridade em melhorias internas e conformidade com compliance de TI”, relata.
O PDTI é, um instrumento de diagnóstico, planejamento estratégico e de gestão dos recursos e processos de TIC, que visa atender às necessidades organizacionais tecnológicas e de informação de todos os órgãos pertencentes à administração pública estadual, cujos objetivos estratégicos tenham algum nível de correlação ou dependência em relação às competências da SETIC. Sua elaboração se deu a partir da necessidade de responder às demandas inerentes ao modelo de gestão e inovação contemplado nas peças de planejamento organizacional do Estado de Rondônia.
De acordo com o Coordenador de Infraestrutura e Serviços, Gabriel Carrijo, são 15 projetos prioritários da Setic que contribuem com o Governo do Estado. “Nesse plano estão contidas todas as metas que vão fazer com que possamos avançar em áreas importantes para a tecnologia da informação do Governo do Estado de Rondônia, desde integração de sistemas, expansão da infovia, melhoria de data center, processo de compras, entre outros. Todos esses projetos irão contribuir para tornar a Setic ainda mais forte e fazer com que possamos fornecer serviços de melhor qualidade para o Governo como um todo”, explica o coordenador.
Deste alinhamento, surge a formatação dos objetivos, projetos e atividades que serão executados na vigência deste PDTI. As ações apresentadas durante as reuniões de planejamento foram desdobradas em projetos a serem executados pela SETIC e pelos envolvidos no processo, além de cumprir normativos ou recomendações dos órgãos reguladores e de controle.