Educação

EDUCAÇÃO – Investimentos do Governo de Rondônia beneficiam mais de nove mil alunos em cinco municípios da Zona da Mata

O Governo de Rondônia, reforça que a Educação é primordial para o futuro brilhante dos jovens e para o progresso do Estado. Com esse pensamento a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), investe desde 2019 em melhorias de infraestrutura, equipamentos, móveis e materiais pedagógicos nas escolas da Rede Estadual de Ensino. Foi assim que 9.160 alunos das unidades escolares estaduais vinculadas à Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Rolim de Moura iniciaram o ano letivo de 2022, com novidades que melhoram a qualidade do ensino ao estudante e ao mesmo tempo garantem condições de trabalho ao profissional da Educação.

A coordenadora da CRE de Rolim de Moura, Rita Degam, explica que são 1.209 servidores docentes e técnicos educacionais lotados nas escolas estaduais dos cincos municípios para levar um ensino de excelência. “Dos 9.160 alunos, 5.913 alunos são de Rolim de Moura; 167 de Castanheiras; 1. 079 de Novo Horizonte d’Oeste; 1.366 de Nova Brasilândia d’Oeste e 635 alunos de Santa Luzia d’Oeste. O Poder Executivo realiza diversos investimentos que há anos não eram feitos no setor da Educação. Além disso, os nossos profissionais de educação têm sido valorizados com abono salarial e equipamentos tecnológicos que tornam mais fácil a arte de ensinar. Mais de 18 mil kits alimentação foram distribuídos para os estudantes durante a pandemia. São ações que demonstram a preocupação do Estado, por meio da Seduc, em assegurar a qualidade do Ensino”, comentou Rita Degam.
Rita pontua que entre os investimentos realizados pelo Governo de Rondônia na CRE de Rolim de Moura e municípios já foram entregues os seguintes equipamentos: 420 computadores tipo desktop com tela e periféricos, distribuídos nas salas do setor administrativo como supervisão e sala de professores, além do laboratório de informática com computadores novos e internet de ultravelocidade; 26 notebooks, 22 scanners, 23 mesas de tênis de mesa, mais de 170 centrais de ares condicionados com capacidade de 12000 a 48 mil btus; 17 armários deslizantes utilizados para arquivamento de passivo e ativo de secretaria, prestação de contas e documentação permanente da escola; 22 projetores de 3500 lumens; 12 laboratórios móveis de ciências; 27 ventiladores de parede com 60 cm de diâmetro; dez murais com feltro; 28 conjuntos de lixeiras de coleta seletiva; 15 bebedouros de coluna para galão de 20 litros; 59 no break; 85 telas de projeção; 15 impressoras coloridas com duas recargas de toner cada; 4 bebedouros de 250 litros; três planetários para laboratório de ciências; cinco liquidificadores industriais; três batedeiras planetárias; 31 quadros brancos; três fogões industriais com seis bocas e forno; quatro freezers horizontais; quatro refrigeradores; um fogão de quatro bocas com forno; 11 caixas de som; três mesas de som; dois fornos micro-ondas; 20 conjuntos professor; 100 conjuntos alunos; duas balanças digitais; um armário de seis portas e três mesas de pebolim.

Equipamentos de informática foram entregues nas escolas da Zona da Mata

ROLIM DE MOURA

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Aluízio Pinheiro Ferreira, em Rolim de Moura, recebeu a obra da construção de um refeitório. “O refeitório é um anseio antigo da comunidade escolar e hoje é uma realidade, graças ao Governo de Rondônia”, disse o diretor Gildo Ramos.
Já a Escola Estadual de Ensino Fundamental Ulisses Guimarães ganhou uma reforma na central de distribuição elétrica, que fez com que as atividades administrativas e escolares voltassem a ocorrer novamente sem quedas de energia.

A Escola Monteiro Lobato, que tem o projeto Guaporé de Educação Integral, também passará por uma reforma na estrutura do muro lateral.

O processo de carta convite para a execução da reforma total da parte elétrica da Escola Carlos Drummond já foi aberto.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Rosales dos Santos, no distrito de Nova estrela ganhou um refeitório.

Há outras obras previstas para acontecer ainda neste semestre como: a reforma predial da Coordenadoria Regional de Educação (CRE); reforma parcial da Escola Estadual de Ensino Fundamental Maria Comandolli Lira; reforma da passarela na Escola Maria do Carmo de Oliveira Rabelo e a reforma do prédio e telhado do Colégio Tiradentes da Polícia Militar.

NOVA BRASILÂNDIA d’OESTE

Já está em fase final da construção do auditório para melhorar o atendimento do público de ensino médio na Escola estadual de Ensino Fundamental e Médio Aurélio Buarque de Holanda Ferreira.

Na Escola estadual de Ensino Fundamental Alexandre de Gusmão as obras de reforma acontecem na quadra poliesportiva, cozinha e refeitório.

CASTANHEIRAS

Está em andamento a troca completa do telhado da escola, da garagem e depósito da Escola Francisca Júlia da Silva.

“São mais de R$ 1 milhão que o Governo de Rondônia investiu em obras nas unidades escolares”, pontuou a coordenadora da CRE.

Rita Degam lembra que as escolas estão seguindo o protocolo rigoroso de higienização, com foco na segurança dos profissionais da Educação e alunos, além de combater a disseminação da covid-19. As unidades de ensino se adequaram, construíram lavatórios, e seguem rigorosamente os protocolos, como a aferição da temperatura, dispense de álcool em gel nas salas e corredores, além do uso obrigatório de máscara.

“Os nossos parabéns ao Governo pelo brilhante trabalho, por investir em melhorias na infraestrutura, no transporte escolar, entrega de kits alimentação durante a pandemia, além de investir em melhorias nas escolas, ajuste salarial dos servidores. É assim que se faz uma educação de qualidade”, elogiou o técnico educacional da Escola José Rosales dos Santos, Leomar Kramer.

Escolas seguem rigorosamente protocolos de combate à covid-19

Adriana Siqueira, mãe de dois alunos da Escola Estadual Nilson Silva em Rolim de Moura, enfatizou que os kits alimentação chegaram em boa hora. “Só tenho que agradecer a todos os envolvidos”.

Já Ana Maria Garcia, mãe do estudante Lucas Garcia, do 6º ano Fundamental da Escola Nilson Silva de Rolim de Moura, relatou que está satisfeita com o retorno das aulas presenciais. “Meu filho está muito feliz com o retorno. Gostaria de parabenizar toda a equipe da escola pelo protocolo referente a covid-19. Quero aproveitar para agradecer ao Governo do Estado pelos investimentos na Educação”.

“Os investimentos na educação demonstram a preocupação do Governo com a qualidade do ensino. Essa ação beneficia diretamente os nossos estudantes, profissionais da Educação, comunidade e principalmente o futuro do nosso Estado”, finalizou a secretária Regional do Governo, em Rolim de Moura, Eliene Siqueira.

Mais de 18 mil kits alimentação foram entregues aos estudantes em 2021

A coordenadora da CRE, complementa que os investimentos continuarão sendo de grande porte na regional. “O Governo de Rondônia tem demonstrado fazer bom uso e aplicação do erário público dos impostos recebidos dos cidadãos rondonienses. Recentemente, a Seduc também realizou, por meio de processo seletivo a contratação de quatro engenheiros civis e um técnico cadista para melhor atender as unidades escolares da macrorregião que vai de Alta Floresta d’Oeste até Costa Marques. Os profissionais realizarão projetos voltados para melhorias nas escolas, gerando economia e a eficiência da administração pública”.

Texto: Ricardo Barros
Fotos: Alcione Carneiro, Solange Matter e Daniela Dias
Secom – Governo de Rondônia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo