Educação Municipal de Santa Luzia é destaque no IOEB
O município de Santa Luzia d’Oeste (RO) se destacou ao obter a nota 5.2 no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) 2021, alcançando índice superior à Média Nacional e Estadual.
A Secretária Municipal de Educação e atual Presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Rondônia (UNDIME/RO), Luslarlene Souza , afirma que as ações da Secretaria Municipal de Educação com apoio do Prefeito e vice-prefeito e o esforço incondicional da equipe e professores do Município, contribuíram para que Santa Luzia estivesse à frente da maioria dos municípios de Rondônia e do Brasil. O resultado, divulgado no último dia 20 de outubro, deu à Santa Luzia a nota 5,2, o que a coloca à frente da Capital do Estado, Porto Velho, que ficou com 4,6.
“Dentre os mais de cinco mil municípios brasileiros, o nosso está entre àqueles municípios do país que se destacaram no indicador que avalia a relação entre os insumos educacionais (escolaridade dos professores, número de horas-aula por dia, experiência dos diretores e taxa de atendimento na educação infantil) e resultados educacionais IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) dos anos iniciais e finais do ensino fundamental, além da escolaridade dos país”, explicou Luslarlene.
Confira abaixo a relação dos municípios que obtiveram notas acima de 5.0 e foram destaques em Rondônia:
Nova Brasilândia do Oeste: 5,5;
Novo Horizonte do Oeste: 5.4;
Cacoal: 5.3;
Santa Luzia do Oeste: 5.2;
Rolim de Moura: 5.1;
Pimenta Bueno: 5.1;
Cerejeiras: 5.1;
Colorado do Oeste: 5.0.
O prefeito Jurandir de Oliveira Araújo e o vice-prefeito Uesnei Cleiton da Silva, receberam com satisfação o resultado positivo do índice e parabenizaram os educadores. “Em nome da Secretária Luslarlene, parabenizamos os profissionais de educação, professores, equipe pedagógica, alunos e pais. Esse resultado é a somatória dos esforços e dedicação de todos os envolvidos no processo educacional que possibilitaram ao município alcançar esse destaque no âmbito da educação estadual e nacional”, finalizaram.