Educação

Escolas Técnicas do Idep finalizam primeiro semestre com quase três mil alunos em cursos profissionalizantes

Com oferta de cursos profissionalizantes para os 52 municípios de Rondônia, o Governo de Rondônia alcançou quase três mil matrículas no primeiro semestre de 2021 nas unidades executoras do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep).

-->

As unidades têm abrangência em todo o Estado, com a modalidade de ensino remoto. A Escola Técnica Estadual (Etec) do Idep, em Porto Velho, compartilha o espaço físico com a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Orlando Freire e mais salas descentralizadas em sete escolas estaduais, assim como o Centro Técnico Estadual de Educação Rural (Centec) Abaitará, localizado na área rural do município de Pimenta Bueno.

As certificações aconteceram nos cursos de qualificação profissional, com carga horária a partir de 160 horas e formação inicial, com aulas a partir de 20 horas, dentro dos eixos Tecnológicos Gestão e Negócios, Informação e Comunicação e Recursos Naturais.

Nos primeiros seis meses do ano, a Escola ofereceu os cursos de empreendedorismo, atendimento ao público, auxiliar administrativo, relações interpessoais, assistente de recursos humanos, ferramentas digitais, auxiliar de escritório, recepcionista e gestão da propriedade rural.
“A oferta dos cursos está dentro de uma das metas prioritárias do Plano Estratégico do Governo de Rondônia, que visa expandir a Educação Profissional para os rondonienses, a fim de contribuir com o desenvolvimento econômico e social da população beneficiada com essas qualificações”, explica a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira.

Para o segundo semestre de 2021, o Idep mantém cursos na modalidade remota e inicia a oferta dos presenciais, respeitando todas as medidas de segurança sanitária contra a covid-19. O objetivo é aumentar o número de matrículas e alcançar ainda mais rondonienses. Os novos cursos e oportunidades oferecidas pelo Idep podem ser acompanhados no portal do Governo.

ENTREGA DE CERTIFICADOS
Os alunos capacitados pela escola podem retirar os certificados na unidade escolar e somá-los ao currículo na busca por colocação profissional. Esse é o caso da aluna Graciele Sabrina de Araújo Moura, que concluiu as capacitações em atendimento ao público, auxiliar administrativo e relações interpessoais.

No último dia 21, ela e outras estudantes receberam os certificados da presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, da diretora da Etec, Sylvana Ventura, e da diretora pedagógica, Eline Silva Costa.

“Temos percebido um movimento no mercado de trabalho que busca profissionais que saibam encantar os clientes e tenham algum diferencial de conhecimento, ainda que não possuam experiência de atuação na área. Nesse sentido, um currículo bem qualificado com cursos focados nessas áreas contribui para essa colocação. Além de oferecerem subsídios para quem busca empreender”, explicou a diretora da Etec.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo