Reeducandos de Rolim de Moura se formam no Ensino Modular Educação pelo CEEJA e cursos profissionalizantes do Ifro
Nesta quinta-feira, 27, o Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos – Ceeja, Coronel Jorge Teixeira de Oliveira, de Rolim de Moura realizou a primeira solenidade de certificação do Ensino Modular Educação Prisional. A parceria do CEEJA com sistema penitenciário rolimourense, nasceu no ano de 2017, com Ensino Modular Educação Prisional, visando redimir a pena dos reeducandos participantes do programa.
Nesta etapa, treze reeducandos do Presídio Regional de Rolim de Moura receberam em mãos o certificado do Ensino Modular Fundamental I e II e Ensino Modular Médio I, e mais 24 reeducandos se formaram nos cursos profissionalizantes de Auxiliar em Agropecuária e 23 no curso de Atendente em Serviço de Saúde, ministrados pelo Instituto Federal de Rondônia – Ifro.
Os reeducandos da penitenciária regional contam ainda com o projeto Kaspar, desenvolvido pela Vara Criminal de Rolim de Moura, sob a coordenação da juíza Cláudia Vieira Maciel de Souza, que visa implantar ações de ressocialização nas unidades prisionais por meio da implantação de bibliotecas, desenvolvendo assim, o hábito da leitura e produção de resumo-redação sob a história do livro, que são avaliados pelos coordenadores e professores do CEEJA.
A diretora do CEEJA, Daniela Dias destaca que é gratificante a parceria com o sistema prisional. “Estamos aqui transformando vidas, levando a educação para estas pessoas que se encontram neste ambiente”, comentou.
Para o diretor regional III da Secretaria de Estado da Justiça – Sejus, Leandro Delgado, é um momento de alegria para a segurança pública e o sistema judiciário. “É gratificante saber que vocês estão aqui pegando o seu certificado de conclusão dos cursos. Lembrem-se, conhecimento ninguém pode tirar de vocês. Essas são algumas das oportunidades, cujo principal objetivo é de integrar vocês à sociedade novamente, para que após o período de privação de liberdade tenham uma oportunidade no mercado de trabalho ou até mesmo de empreender no próprio negócio”, disse.
Estiveram presentes na cerimônia, o gerente regional da Sejus, Leandro Delgado, o diretor-geral da Penitenciária de Rolim de Moura, Gilmar Duarte, o diretor de segurança da Penitenciária, João Batista Pereira, a coordenadora regional de Educação, Rita Degam, o defensor público, Jean Carlo Leandrus Ribeiro, o comandante do 6° grupamento do Corpo de Bombeiro Militar, Márcio Bueno Leite e as gestoras do CEEJA, a diretora Daniela Dias e vice-diretora Rosângela Medeiros.