Educação

Seduc alerta estudantes sobre o último dia para inscrição do Enem; prazo encerra nesta quarta-feira, 14

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), reforça aos estudantes e população em geral que falta apenas um dia para o encerramento das inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. As inscrições devem ser feitas até esta quarta-feira (14) pelo portal gov.br, o candidato deve criar login e senha, acessar a Página do Participante e dar início à inscrição.

A taxa de inscrição é de R$ 85 e o pagamento deve ser realizado até 19 de julho. Para quem solicitou a isenção, os pedidos foram até 25 de maio. Se porventura, o estudante não concluir os procedimentos, a inscrição será cancelada automaticamente.

Neste ano, o Poder Executivo investiu, com recursos próprios, mais de R$ 17 milhões para aquisição de materiais didáticos que foram entregues às escolas da Rede Estadual de Ensino em todo Estado. 13.980 kits do material “Revisa Enem”, além de 23.800 kits da coleção “Revisa Mais” foram distribuídos para auxiliar os alunos no exame nacional. As coleções são compostas por livros e DVDs que contêm as quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza, com plataforma de estudos para auxiliar os estudantes dos 2º e 3º anos do Ensino Médio, a fim de garantir uma revisão ampla, para melhores resultados.

Na plataforma “Agora vai Enem”, o estudante pode assistir videoaulas, realizar simulados, treinar redação, com todo o acompanhamento e suporte da equipe pedagógica; uma importante ferramenta de preparação para o Enem.

A coordenadora do Ensino Médio, Bruna Guerra, lembra que as provas do Enem acontecem uma vez ao ano, durante dois dias. “Atualmente, o exame acontece em dois domingos subsequentes e é composto por 180 questões objetivas mais uma redação. É muito importante que os alunos estejam atentos aos prazos e dediquem-se nas preparações para as provas”.

Com o Enem, é possível ingressar em universidades públicas e privadas, estudar em universidades em Portugal, além de poder participar de programas de financiamentos estudantis e bolsas de estudos, como: Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Financiamento Estudantil (Fies), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Enem em Portugal.

“Com todas essas oportunidades de construir um futuro melhor, as escolas estaduais têm tido como missão conduzir os estudantes no encaminhamento acadêmico no decorrer da vida, exercendo assim a sua principal função que é promover uma educação de qualidade para todos os estudantes ou seja, inseri-los em programas e projetos que venham a agregar condições de envolver e elevar o conhecimento; levando-os a construir sua trajetória de vida com responsabilidade, dignidade e autonomia para que possam prosseguir a outros patamares de estudos e profissionalização”, conclui Bruna.

Esse ano de 2021, acontece também o Enem Impresso e Enem Digital, que vão ser realizados de forma presencial e e cumprirá o seguinte cronograma:

  • Inscrições: 30 de junho a 14 de julho;
  • Pagamento da Taxa de inscrição: até 19 de julho;
  • Atendimento pelo nome social: 19 a 23 de julho;
  • Resultado atendimento especializado: 27 de julho;
  • Resultado nome social: 30 de julho e
  • Aplicação das Provas: 21 e 28 de novembro

SOBRE O ENEM

O Enem tem como objetivo avaliar o desempenho de cada participante na conclusão do ensino médio, onde seus resultados são utilizados como critério de seleção para os que querem ingressar nas instituições de ensino superior. Conforme anunciou o Ministério da Educação (MEC), o Exame Nacional 2021 terá duas versões de provas, impressas, que estão previstas para serem aplicadas nos mesmos dias: 21 e 28 de novembro de 2021.

1º dia: Redação – 45 questões de Linguagens e Códigos; 45 questões de Ciências Humanas.

2º dia: 45 questões de Matemática- 45 questões de Ciências da Natureza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo