Educação

SEMEC de Rolim de Moura realiza confraternização para comemorar dia do Diretor Escolar

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) de Rolim de Moura (RO) proporcionou momento de confraternização com os diretores escolares das unidades municipais e diretores de setor da secretaria em comemoração ao “DIA DO DIRETOR”. Dia 12 de novembro, data que celebra o profissional responsável por gerir a escola e garantir o funcionamento com um bom ambiente para professores, alunos e demais colaboradores das unidades escolares.
A SEMEC elaborou um texto explicando que se hoje o diretor desempenha tanto funções administrativas quanto corriqueiras do cotidiano escolar, saiba que nem sempre foi assim. Esse cargo surgiu no início do século XX, e desde aquela época a importância do profissional já era reconhecida.
Frequentemente, os diretores escolares eram chamados para assinar artigos de jornais e revistas, além de darem conselhos para os secretários de estado.
Ao longo dos anos, eles assumiram ainda mais os papéis das gestões administrativas e pedagógicas, tornando-se líderes democráticos entre funcionários, alunos e família. Em geral, suas funções incluem as áreas financeira, pedagógica, social, recursos humanos e até mesmo marketing.
No documento a SEMEC destaque que o diretor é motor que faz toda a engrenagem da escola funcionar. É ele quem constrói e mantém a base de todo o sistema escolar e se certifica de que tudo está caminhando bem.
É ele quem deve detectar os problemas e pensar nas soluções, obviamente, considerando a ajuda de todos os envolvidos. A qualidade do ensino, o nível e o valor de uma escola estão diretamente relacionados à diretoria, pois dependem da atuação e dos valores do diretor.
Entre as atribuições e responsabilidades ao diretor no dia a dia estão: Resolver questões relacionadas aos gastos e suprimentos financeiros; soluciona problemas com a organização de arquivos, manutenção da escola e horários; lidera todo o planejamento da instituição; assegura o patrimônio da escola; lida com os alunos e a família; inteira-se de todas as atividades que acontecem durante o ano letivo; promove conselhos de classe.
Nesse dia reconhecemos a sua importância e gostaríamos de agradecê-lo por toda a dedicação. Hoje você pode celebrar com a certeza de missão muito bem cumprida. Obrigado!

-->

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo