Palestra em Ji-Paraná convida empreendedor a legalizar o próprio negócio
Estão abertas gratuitamente até o dia 17 de março as inscrições para a palestra que incentiva o empreendedor a sair da informalidade e legalizar o próprio negócio, por meio do programa Micro Empreendedor Individual (MEI).
O evento, o primeiro de três previstos para este ano, está programado para acontecer no próximo dia 18, no auditório da Secretaria Regional de Governo, em Ji-Paraná.
A palestra tem a finalidade de orientar as pessoas de várias áreas profissionais a se legalizarem. “Apesar da informalidade contribuir para a diminuição do desemprego, a formalização ainda é o melhor indicativo para o empreendedor entrar de forma segura no mundo dos negócios”, disse a gerente do escritório local do Sistema Nacional de Emprego (SINE), Andreia Bastos, responsável pelo órgão vinculado à Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (SEDI).
O empreendedor formalizado pelo MEI tem inúmeras vantagens em relação ao trabalhador que atua na informalidade. Dentre elas o CNPJ, que é uma porta aberta a relações bancárias bem como a facilitação ao acesso ao crédito. Legalizado, o empreendedor inicia o processo de aptidão para venda do próprio produto ou serviço tanto no sistema público quanto na iniciativa privada. E mais, o MEI garante outros benefícios como empregabilidade de outra pessoa, aposentadoria, salário-maternidade e auxílio-doença, por exemplo.
BEM SUCEDIDOS
Em 2019, pelo menos 40 participantes do treinamento aplicado sobre o MEI estão legalizados e bem sucedidos nos próprios negócios. “Tivemos participantes em um dos cursos realizados no ano passado que estão muito bem estabelecidos e coroados de sucesso nas áreas de beleza, alimentação e construção civil”, ressalta Andreia Bastos, ao se unir novamente à parceria com a Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), na elaboração e realização de novos treinamentos destinados ao público que atua na informalidade.
“O MEI é uma forma de empreender sem burocracias e poder faturar até R$ 81 mil dentro de um ano”, detalha o secretário regional de governo em Ji-Paraná, Everton Esteves, assegurando que a equipe de técnicos está pronta a ministrar o treinamento no dia 18. “O participante desse encontro terá a oportunidade de sair do evento totalmente estruturado com o cadastramento feito junto ao sistema do MEI. Tudo gratuitamente”, frisou o secretário.
As inscrições devem ser feitas na sede do SINE em Ji-Paraná, que funciona no piso térreo do Tudo Aqui (antigo Shopping Cidadão). O treinamento ocorrerá no auditório da Secretaria Regional, localizada na avenida das Seringueiras (antiga rua T-14), em frente ao IG Shopping, em Ji-Paraná.