Empregos

Rondônia tem maior saldo de empregos com carteira assinada dos últimos anos

Nesta segunda-feira (1º), Dia do Trabalhador, Rondônia comemora o cenário positivo de empregabilidade. O Estado saltou de um saldo de 3.437 empregos formais em 2019 para 15.884 em 2022, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Caged. Um aumento de 362,15% dos empregos mantidos, ou seja, resultado da diferença entre admissões e demissões. Rondônia é ainda detentor da menor taxa de desemprego do Brasil e tem a 2ª menor taxa de desigualdade de renda do país, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
O Governo de Rondônia investe em ações estratégicas para tornar o Estado referência na geração de empregos e dar segurança para instalação de novos negócios, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população e fortalecer o desenvolvimento do Estado. O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou que todos os esforços do Governo de Rondônia são para dar mais dignidade e atender às necessidades da população.

-->

‘‘Por três anos consecutivos, Rondônia conquistou a classificação de Triplo A em solidez fiscal, na avaliação do Tesouro Nacional, isso indica responsabilidade com a destinação dos recursos públicos e compromisso com a manutenção do equilíbrio econômico, o que atrai novos negócios, que geram empregos e renda, e assim a nossa população é tratada com respeito e dignidade”, destacou.

Até mesmo em 2020, Rondônia registrou um saldo de 248 empregos formais, o que comprova que mesmo no ano em que a pandemia afetou a economia mundial, o Estado conseguiu registrar mais empregos que demissões; em 2021, o saldo chegou a 15.371, passou para 15.884 em 2022, e somente nos dois primeiros meses de 2023, na diferença entre admissões e demissões, Rondônia também registra resultado positivo, com saldo de 1.892 empregos formais.

Os números comprovam que a economia de Rondônia reagiu bem no período pós-pandemia. Os setores que mais empregaram em Rondônia de 2019 a 2022 foram Serviços (47,86%), Comércio (36,09%); Agropecuária (6,74%); Indústria (6,01%) e Construção (3,30%).

POLÍTICAS PÚBLICAS

O Governo investe em ações municipalistas para o desenvolvimento dos 52 municípios, especialmente com obras de infraestrutura e urbanização. ‘‘Estamos deixando os municípios bem estruturados para o surgimento de novas empresas’’, apontou Marcos Rocha. Além disso, o Governo tem ampliado a mão de obra capacitada. Segundo o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia – Idep, de 2019 a 2022 foram ofertadas mais de 26 mil matrículas em cursos profissionalizantes gratuitos, e para o 1º quadrimestre deste ano, foram ofertadas mais de 450 vagas para fortalecer a educação profissional.

No âmbito da Secretaria de Desenvolvimento Econômico – Sedec, ações de fomento econômico ajudam a fortalecer a economia de Rondônia, entre elas está a Invest Rondônia, que tem o objetivo de atrair novos negócios, assim como ajudar empreendedores a colocarem seus produtos no mercado internacional; o Programa de Microcrédito Produtivo Orientado de Rondônia – Proampe, que ajuda na manutenção dos negócios de pequeno e médio porte; e também o Geração Emprego, com disponibilização em plataforma digital de vagas de empregos, aproximando quem quer empregar dos que necessitam de uma vaga no mercado de trabalho.
O Governo, por meio da Junta Comercial – Jucer, também simplificou e modernizou os trâmites para abrir uma empresa em Rondônia, onde o empresário não precisa peregrinar pelos órgãos do Estado e municípios para legalizar o negócio. A média de tempo gasto para a abertura de um novo negócio é de 20 minutos, sendo todos os trâmites feitos por meio de um único portal, o Empresa Fácil RO. Mais de 25 mil empresas foram abertas em 2022.

Criou ainda, por meio da Secretaria de Estado de Finanças – Sefin, o Cidadania Empresarial, que estimula a formalização e regularização dos pequenos negócios rondonienses, incentiva a cultura empreendedora, e a educação fiscal.

Texto: Vanessa Moura
Fotos: Frank Néry
Secom – Governo de Rondônia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo