Geral

Entenda por que as cobras estão aparecendo com mais frequência nas zonas urbanas de Rondônia e saiba como reagir a uma picada

Foi a partir disso que o biólogo Marcos Fernandes viu a necessidade de criar uma iniciativa voluntária, não só para resgate, mas também para educar as pessoas diante do aparecimento de animais peçonhentos.

O projeto ‘Biólogo em Ação’ foi criado em 2018 para fazer o resgate e educar as pessoas para que não matem os animais. “[Cobras] é um bicho que, por falta de conhecimento, muita gente tem medo, tem pânico, se apavora. Alimentado de muitos mitos, histórias e crendices, esse é um grupo que as pessoas matam muito” explica.

Quando Marcos é solicitado para fazer o resgate, ele vai ao local fazer o manejo do animal, explica sobre educação ambiental e depois faz a soltura do animal em um local seguro. Durante os mais de cinco anos de projeto, Marcos revela que já fez resgate em torno de 750 de animais silvestres.

O que fazer em caso de picada?

Em 2023, o Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron) registrou 110 casos de picadas por cobras. Em caso de picada é importante saber quais os primeiros socorros que devem ser realizados após o acidente. Veja a seguir:

Lavar o local da picada apenas com água e sabão;
Manter o paciente deitado e hidratado;
Procurar o serviço médico mais próximo; e
Se possível, levar o animal ou tirar foto do animal para identificação.

g1 Rondônia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo