Entretenimento

Tradição e encanto, as últimas três quadrilhas campeãs do Arraial Flor do Maracujá continuam na disputa

Rondônia se prepara para receber, entre os dias 23 de junho e 2 de julho, no Parque dos Tanques, em Porto Velho, as atrações culturais das quadrilhas juninas e bois-bumbás. O Arraial Flor do Maracujá, realizado pelo Governo do Estado, por meio Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – Sejucel, promete encantar mais de 200 mil pessoas ao longo dos 10 dias de festa. Em meio à animação e ao colorido das apresentações, é inevitável relembrar as últimas três quadrilhas campeãs do Arraial Flor do Maracujá, que se destacaram por seus talentos e performances. Cada uma carrega consigo a tradição e o espírito contagiante das festas juninas.

36ª EDIÇÃO EM 2017

A Rádio Farol sagrou-se campeã, dividindo o 1° lugar com as quadrilhas “A Roça é Nossa” e a “Agremiação Folclórica Cultural Mocidade Junina”. O resultado foi fruto de um empate técnico que ocorreu durante a apuração dos votos, evidenciando a qualidade e a competitividade das apresentações.

37ª EDIÇÃO EM 2018

A grande vencedora foi a quadrilha “Associação Folclórica, Cultural e Desportiva Girassol das Três Marias”. Com 19 anos de existência e vasta experiência no segmento cultural, o grupo conquistou o título com seu talento e dedicação, realizando projetos e encantando o público, não apenas em Porto Velho, mas em todo o Estado.

Para o governador Marcos Rocha, essa manifestação cultural representa a identidade do povo de Rondônia. “O Arraial Flor do Maracujá é um verdadeiro tesouro da nossa cultura. A cada edição nos presenteia com a magia das quadrilhas juninas, dos bois-bumbás e de tantas outras manifestações culturais. É uma festa que envolve música, dança, cores, emoções e que atrai milhares de pessoas de todo o Estado e até de outras regiões do país”, destacou.
38ª EDIÇÃO EM 2019

A agremiação recreativa e cultural Juventude Unida pelo Amor do Bom Pastor – JUABP foi coroada como a campeã da 38ª edição do Flor do Maracujá. A quadrilha JUABP, atual campeã, presente há mais de 30 anos nesse movimento cultural, está determinada a buscar mais um título. Com três conquistas nas edições de 2006, 2016 e 2019, e uma trajetória de 33 anos, é reconhecida nacionalmente e representou o Rondônia em diversas apresentações, como em Rio Branco (AC) em 2010, Iguatu (CE) em 2011, Palmas (TO) em 2012, Brasília (DF) em 2014, e em Belo Horizonte (MG), 2022.
O grupo folclórico é tradicional do Bairro Floresta e tem como expectativa apresentar um espetáculo de excelência, seguindo os padrões estabelecidos em 2019. O presidente da agremiação junina JUABP, João Francivaldo assegura a defesa do título este ano. “Iremos trazer para a arena do Arraial Flor do Maracujá, a magia do São João. Iremos abordar um tema lúdico, trazendo uma sinopse dos modelos de quadrilha, sendo tradicional, caricata e estilizada, e defenderemos o título”, enfatizou.

O titular da Sejucel, Junior Lopes disse que, as expectativas para as apresentações das quadrilhas são enormes, mas temos a certeza de que irão encantar o público. “O Arraial Flor do Maracujá é uma celebração da cultura e tradição de Rondônia, e cada campeã que se destaca ao longo dos anos, contribui para a preservação e valorização desses valores. As expectativas para a 39ª edição do evento são enormes, com a certeza de que, as quadrilhas juninas e bois-bumbás irão mais uma vez encantar e emocionar o público presente”, concluiu.

Texto: Paulo Amorim
Fotos: Leandro Morais
Secom – Governo de Rondônia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo