Geral

Equipe chega pela 1° vez ao fundo do “Poço do Inferno”

Uma equipe de espeleólogos de Omã fez o que se acredita ser a primeira descida ao fundo do lendário Poço de Barhout (Iêmen), uma maravilha natural evitada por muitos habitantes locais, que acreditam ser uma prisão para gênios.

-->

O proibitivo “Poço do Inferno”, cuja abertura arredondada e escura cria um buraco de 30 metros de largura no solo do deserto da província oriental do Iêmen de al-Mahra, mergulha aproximadamente 112 metros abaixo da superfície e, de acordo com alguns relatos, exala “odores estranhos”, o que contribui para a disseminação de lendas sobre a localidade pitoresca.

Lá dentro, a Equipe de Exploração da Caverna de Oman (OCET) encontrou cobras, animais mortos e pérolas de caverna, mas nenhum sinal de atividade sobrenatural.

“Havia cobras, mas elas não incomodam a menos que você as incomode”, disse à agência France Presse Mohammed al-Kindi, professor de geologia da Universidade Alemã de Tecnologia em Omã.

Kindi estava entre os oito espeleólogos experientes que desceram de rapel na semana passada, enquanto dois colegas permaneceram na superfície. Imagens da expedição mostraram formações de cavernas e pérolas de caverna cinza e verde-limão, formadas por gotejamento de água.

“A paixão nos levou a fazer isso e sentimos que isso é algo que vai revelar uma nova maravilha e parte da história do Iêmen”, disse Kindi, que também é dono de uma empresa de consultoria em mineração e petróleo. ” Coletamos amostras de água, pedras, solo e alguns animais mortos, mas ainda não os analisamos. Havia pássaros mortos, o que cria alguns odores ruins, mas não havia um cheiro ruim insuportável”, acrescentou ele.

Autoridades iemenitas disseram à AFP em junho que não sabiam o que havia nas profundezas do poço, que estimaram ter “milhões e milhões” de anos, acrescentando que nunca haviam chegado ao fundo.

“Fomos visitar a área e entramos no poço, atingindo mais de 50-60 metros de profundidade”, disse Salah Babhair, diretor-geral da autoridade de pesquisa geológica e recursos minerais de Mahra, na época.”Percebemos coisas estranhas lá dentro. Também sentimos um cheiro estranho … É uma situação misteriosa”, emendou.

Ao longo dos séculos, circularam histórias de figuras malignas conhecidas como gênios vivendo no poço, que alguns consideram o portão do inferno. Muitos residentes da área ficam preocupados em visitar o vasto fosso ou até mesmo em falar sobre ele, por medo de azar.

O Iêmen está envolvido em uma guerra civil devastadora desde 2014, que desencadeou o que as Nações Unidas descrevem como a pior crise humanitária do mundo, com dois terços de sua população de 30 milhões dependendo de alguma forma de ajuda.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo