Esportes

Sejucel participa da 27ª edição do “Dia do Desafio”; população pode aderir iniciativa fazendo exercícios em casa

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), participa pela primeira vez do evento de mobilização mundial “Dia do Desafio”, que neste ano chega a 27ª edição. Consolidado como uma das maiores inciativas em todo planeta no combate ao sedentarismo, em 2021 traz consigo o tema: “Atividade Física: bom para mim! bom para todos!”.

O evento de abrangência internacional tem origem canadense e há muito tempo é seguido em países onde seus habitantes estão propícios a sofrer complicações na saúde devido à inatividade física. O Brasil já abraçou esta inciativa, agora possibilitando a Rondônia oficializar a ação que enfatiza a essencialidade do cidadão em aplicar o movimento saudável em seu cotidiano.

Foi divulgado na manhã desta quarta-feira (26) no Facebook da Sejucel, um vídeo de abertura oficial do “Dia do Desafio”, no qual o superintendente, Jobson Bandeira, motiva a população a praticar exercícios físicos como forma de rotina diária. Com esta publicação, o convite já está lançado a todos os rondonienses que desejam fazer parte deste importante encontro que prioriza a saúde.

Bandeira conta que a simples ação de caminhar já é considerada uma modalidade de exercício físico, e que pode ser aplicada pela comunidade. “Qualquer movimentação corporal que as pessoas façam, do âmbito de atividade física, é aceito como proposta do evento. Sabemos que o período que vivemos o distanciamento social muitas práticas antigas são mais limitadas, portanto, aos interessados em abraçar a ideia convidamos você a se desafiar seguindo algumas orientações estabelecidas”.

COMO PARTICIPAR

Para aderir a esta ideia, as pessoas terão que executar qualquer exercício físico, como alongamento ou uma caminhada, nas dependências de sua residência. Durante o ato, eles devem registrar uma foto ou gravar um vídeo de curta duração, podendo ser utilizado o próprio celular.

Após isso, o material produzido terá que ser publicado em uma das redes sociais do participante (se houver) Facebook ou Instagram, marcando o perfil oficial da Sejucel (Sejucel Rondônia @sejucelro), e inserido as seguintes hashtags e palavras chaves: #DiaDoDesafio #ChallengeDay #DíadelDesafío. Outra opção é enviá-lo via caixa de mensagem (inbox ou direct).

Com este procedimento, a produção receberá um número maior de visibilidade. Vale ressaltar que a proposta é alcançar vários participantes neste dia, em diferentes regiões, e que os mesmos façam o compartilhamento de outras publicações sobre relatos, bate papos e demais experiências esportivas ou da prática de atividade física desenvolvidas por outros participantes.

SOBRE O DIA DO DESAFIO

O evento foi criado na década de 1980, na cidade de Saskatoon no Canadá. Na época, os moradores da região viviam a estação de inverno e, por meio de um desafio proposto pelo prefeito da cidade, foram convidados a praticar uma caminhada para se manterem aquecidos do frio que os envolvia. A experiência valeu a pena, mais pessoas foram convidadas a abraçar a inciativa, inclusive novas cidades participantes, tornando-se um movimento que alcançaria o mundo inteiro.

No Brasil, o “Challenge Day” é conhecido como o “Dia do Desafio”, teve sua primeira edição no ano de 1995. Considerada uma das maiores campanhas mundiais que incentiva à prática de atividades físicas e esportivas, tradicionalmente acontece sempre na última quarta-feira do mês de maio.

Em decorrência da pandemia do coronavírus, no ano passado o evento também teve que ocorrer de forma virtual, reunindo milhares de interações por meio das principais redes sociais. Pelas circunstâncias da época, o formato da edição foi bem aceito para um tempo em que o isolamento social é necessário, continuando em 2021, estimulando a saúde e a harmonia durante a convivência social.

MOVIMENTE-SE

No início de maio, a Sejucel lançou o projeto “Movimente-se” seguindo a mesma linha de incentivar a população a realizar diferentes tipos de atividades físicas em casa com orientações de um profissional especializado na área. A iniciativa é repassada por meio de vídeos curtos, veiculados nas redes sociais do órgão, cuja medida propõe a ensinar o cidadão a evitar possíveis aglomerações em espaços públicos.

A prática de esporte e lazer sempre foi uma das principais metas de trabalho da Superintendência, por isso, os canais digitais têm favorecido para disponibilização de conteúdos totalmente gratuitos agindo beneficamente à saúde das pessoas. O projeto deve chegar aos 52 municípios do Estado, destacando a importância da qualidade de vida livre de doenças, principalmente as associadas à inatividade física (sedentarismo), além de auxiliar em hábitos saudáveis e no comportamento de trabalhadores que atuam no sistema home office.

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