Facebook fará doação de R$ 14 milhões a brasileiros por conta do coronavírus; inscrições estão abertas
O Facebook afirma estar engajado na ajuda aos micros, pequenos e médios empreendedores brasileiros, e por conta disso fará doações na casa dos R$ 14 milhões a cerca de 1.200 empresas que se enquadram neste grupo. O objetivo é fornecer o estímulo necessário para o enfrentamento da forte crise gerada pela pandemia do novo coronavírus, que faz do Brasil o segundo país mais afetado, atrás apenas dos Estados Unidos.
Em nota pública, o Facebook informa que o montante destinado ao Brasil faz parte de uma campanha global que pleiteia ajudar ao menos 30.000 empresas no enfrentamento da crise gerada pelo novo coronavírus. Trata-se de uma iniciativa de US$ 100 milhões, mais de meio bilhão de reais na atual cotação.
Para auxiliar os empreendedores ao acesso do recurso, o Facebook criou um canal próprio somente para este fim. Os proprietários de pequenas e médias empresas que estão interessados podem solicitar as doações no site fb.me/apoiofacebook.
Critérios de classificação
O empreendimento que pleiteia receber a ajuda do Facebook deve está atento a algumas especificações impostas pelo Facebook, tais como: estar no mercado há pelo menos um ano, empregar de duas a 50 pessoas, ter um endereço comercial nas áreas metropolitanas de São Paulo ou Brasília, dentre vários outros que podem ser consultados no endereço eletrônico informado acima.
A crise provocada pelo novo coronavírus atingiu em cheio o mercado brasileiro. De acordo com o Sebrae, as pequenas e médias empresas respondem por 52% dos empregos formais e 40% dos salários pagos no Brasil.
Enquanto isso, um relatório publicado pela Global State of Small Busines aponta que 52% das empresas brasileiras de pequeno e médio porte, que atuam a partir do Facebook, dizem que terão problemas em seus caixas internos nos próximos meses de operação.