Geral

Governador Marcos Rocha parabeniza produtores de cacau de Rondônia finalistas do 5º Concurso Nacional de cacau especial do Brasil

O estado de Rondônia está entre os finalistas nas categorias Varietal e Mistura do 5º Concurso Nacional de cacau especial do Brasil-Sustentabilidade e Qualidade. Dos dez finalistas da categoria Amostra, três (3) são do interior de Rondônia e dos dez finalistas da categoria Varietal dois (2) são rondonienses.

-->

Foram 30 amostras avaliadas na categoria Varietal, e 68 na categoria Mistura que passaram por análises físico-químicas, sensorial de amêndoas de cacau não torradas e a averiguação dos questionários respondidos, sendo selecionadas as dez (10) melhores de cada categoria. O produtor Deoclides Pires da Silva foi o único de Rondônia classificado nas duas categorias e comemorou a dupla classificação,”estou muito feliz e fiquei ainda mais motivado, pois meu cacau é produzido de forma sustentável e de alta qualidade, e agora esse diferencial é reconhecido mais uma vez nacionalmente”.

O governador Marcos Rocha parabenizou todos os finalistas destacando o produtor de cacau de Jaru Deoclides Pires da Silva, que se classificou nas duas categorias do concurso nacional com a variedade CCN51. “A produção de cacau em Rondônia tem crescido graças ao empenho dos produtores rurais do nosso estado. Essas conquistas são muito importantes para todo o setor”.

A final do 5º Concurso Nacional de cacau especial do Brasil-Sustentabilidade e Qualidade será realizada no dia 24 de novembro, no CanaBrava All Inclusive Resort, em Ilhéus-BA. Esse evento reunirá produtores de todo o país, fortalecendo o setor e promovendo a valorização do cacau brasileiro. O governo de Rondônia estará presente, com a esperança de conquistar mais prêmios e celebrar o sucesso de seus produtores.

CONCACAU

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, também está promovendo a 3ª edição do Concacau. O objetivo dessa iniciativa é incentivar e reconhecer o aprimoramento na qualidade e sustentabilidade da produção de cacau no Estado. O concurso também pretende agregar valor à produção, proporcionando maiores ganhos aos produtores. Segundo o secretário da Seagri Luiz Paulo, o “concurso é uma ótima oportunidade para os cacauicultores mostrarem suas amêndoas e serem reconhecidos pelo trabalho e dedicação na cultura”.

Rondônia irá premiar os melhores produtores de cacau do estado no próximo dia 29 de setembro, às 8h da manhã, no bosque Beira Rio em Jaru. Os vencedores do Concacau serão premiados até o 4º lugar, totalizando R$ 35 mil em prêmios.

Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo