Governo de Rondônia inaugura novo Centro de Recuperação para dependentes químicos em Espigão do Oeste
A estrutura precária e pequena de antes do Centro de Recuperação Vida e Luz, em Espigão do Oeste, deu lugar a um amplo e organizado espaço, mais adequado para assistência a dependentes químicos. A inauguração da nova construção foi realizada na quinta-feira (22). A obra faz parte de um convênio celebrado com o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), e a entidade.
“Agradeço a Deus por nos dar condições de inaugurar este lugar, que vai ajudar pessoas a transformarem suas vidas. Existem muitas pessoas precisando de ajuda, em vários ambientes. Muitas até escondem que estão passando por essa situação e, unidos, vamos conseguir ajudar. É preciso ter amor ao próximo. Fico feliz de entregar várias obras no nosso Estado como essa de apoio social aos rondonienses. Pegamos o Estado sem orçamento para investimentos, nos planejamos e agora temos uma economia equilibrada para usar os recursos públicos em benefício da população”, pontuou o governador Marcos Rocha.
Ao todo, o Governo de Rondônia investiu R$ 800 mil na ampliação e reforma completa do Centro Vida e Luz, por meio de emenda parlamentar do deputado Maurão de Carvalho. Toda a reestruturação da unidade de recuperação contou ainda com a parceria da iniciativa privada.
O proprietário de uma das maiores indústrias de bicicleta do Brasil, Eugênio Odilon Ribeiro falou da importância da união entre o Poder Público e a iniciativa privada em prol de causas comuns pelo bem da comunidade. “É algo muito importante! Porque a iniciativa privada tem mais liberdade, mais agilidade para agir. Então, quando surge essa parceria público-privada, com uma gestão boa, a coisa explode e vai muito bem. Como esse resultado que nós temos aqui, que é o Centro Vida e Luz. Era só um barraco e hoje nós temos essa estrutura sendo inaugurada”, destacou.
Para o secretário adjunto da Sesau, Nélio Santos, o Centro representa a oportunidade de resgatar sonhos e vidas destruídas pela dependência química. “Essa obra é resultado da orientação que a Sesau recebeu do governador Marcos Rocha para fazer acontecer todas as ações que ajudem a população. Ver o trabalho que é feito aqui no Centro de Recuperação, renova nossas forças”, enfatiza.
Agora, a entidade filantrópica possui uma estrutura com capacidade para atender 52 pessoas. São 13 quartos, cozinhas, auditório, refeitório, salas administrativas e campo gramado de futebol.
No local, os acolhidos recebem tratamento médico, psiquiátrico, apoio psicológico e também participam de reuniões em grupo, sessões de terapia ocupacional e atividades de lazer e ainda têm acesso a cursos profissionalizantes e aconselhamento pastoral.
VIDAS TRANSFORMADAS
Trabalho que segundo o presidente do Centro, pastor Deoclécio Moreira, já transformou dezenas de vidas. Casos que marcaram a trajetória de 12 anos de existência da entidade. “Só olhando para o passado, para compreendermos o momento que estamos vivendo. Começamos com uma casa de apoio que recolhia moradores de rua e aí transformamos em Centro de Recuperação, para dar a oportunidade das pessoas mudarem de vida”, explicou.
De acordo com o pastor, a luta era por uma estrutura que atendesse as exigências em saúde e agora, com a parceria do Governo de Rondônia e de uma empresa privada, foi possível alcançar esse feito. “A estrutura que tínhamos antes não era compatível com as exigências em saúde e isso inviabilizava até fazer parcerias para fortalecer o nosso trabalho. Agora sim, estamos com tudo de acordo com a lei, graças a Deus”, afirma o pastor Deoclécio.
O pastor explicou ainda que muitos daqueles que são acolhidos pelo Centro são rejeitados pela sociedade. Pessoas desacreditadas até pelos próprios familiares e que têm dificuldade de recomeçar sozinhas. “Essas pessoas estão cansadas da vida que estavam levando. Lembro de um caso de um rapaz que chegou chorando, estava há três dias com fome! Conseguimos ajudá-lo, se recuperou, casou, teve filhos e hoje é um homem trabalhador”, conta.
Histórias como esta se repetem diariamente. Enoque Carmos Nunes, de 40 anos, procurou o Centro de Recuperação Vida e Luz em 2018, mas naquela oportunidade não deu sequência ao tratamento e voltou ao mundo das drogas. Contudo, em outubro de 2020, ele conta que sentiu no coração que era hora de mudar de vida e voltou ao Centro. “Eu voltei e concluí o tratamento em junho deste ano. Agora continuo aqui como monitor, porque eu também quero fazer a diferença na vida das pessoas. Neste tempo em que eu fiquei aqui no Centro, eu recuperei algo que jamais pensei que pudesse recuperar. Eu voltei a sonhar”.
Com experiência em metalurgia, ao longo das obras no Centro Vida e Luz, ele também colocou a mão na massa e hoje comemora as melhorias conquistadas. “Era tudo de madeira e hoje é tudo no concreto. Temos um espaço maior, mais estruturado. Isso ajuda muito na recuperação, um espaço mais acolhedor, aconchegante. Para mim, que muitas vezes fiquei dormindo e vagando pelas ruas, agora tenho a oportunidade de dormir num quarto com ar condicionado”, fala emocionado.
Na unidade, a mente condicionada aos velhos hábitos ganha um novo entendimento. “Eles chegam ao fundo do poço e, em cerca de três meses, percebemos mudanças significativas. Vão deixando os velhos costumes! É o que o apóstolo Paulo chama de destruição das fortalezas, que são os obstáculos que os paralisaram. Nós ajudamos a superar tudo isso”, completa o pastor Deoclécio.
“Este é um Governo comprometido com todas as cidades. O Executivo Estadual tem investido nas mais diversas áreas, se colocando como parceiro dos municípios, buscando sempre o bem para todos os rondonienses”, finaliza o secretário Regional do Governo em Cacoal, José Moura.
Estiveram presentes à solenidade de inauguração do Centro, os deputados estaduais, Cirone Deiró e Luizinho Goebel, líder do Governo na Assembleia Legislativa (ALE), os prefeitos de Espigão do Oeste, Wellington Pereira Campos, e de Vilhena, Eduardo Japonês.