Governo de Rondônia realiza oficina para Comunidades Quilombolas sobre Governança Climática para o Estado
O Governo do Estado de Rondônia, por intermédio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e parceiros, realizou neste sábado, (15/02), nas dependências do hotel Colonial em Rolim de Moura (RO), a Oficina de Salvaguardas Socioambientais voltada às comunidades Quilombolas do projeto Governança Climática para Rondônia.
Os representantes das 08 comunidades Quilombolas de Rondônia estiveram debatendo e contribuindo para a regulamentação da Política Estadual de Governança Climática e Serviços Ambientais (lei 4.437/2018).
As comunidades, que através de seus líderes e rede articulada envolvendo escritórios regionais de meio ambiente e de assistência social, mobilizaram cerca de 30 pessoas, entre homens e mulheres, para participarem do encontro, envolvendo as Comunidades de Forte Príncipe da Beira, Santo Antônio, Pedras Negras, Santa Cruz, Laranjeiras, Rolim de Moura do Guaporé, De Jesus e Santa Fé.
O projeto Governança Climática tem como líder executor a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e parceiro técnico o Instituto BVRio, bem como Ecoporé, Kanindé, Rioterra, Pactos das Águas e Idesam. Os recursos são provenientes da Norad e viabilizados e geridos pela força tarefa de governadores pelo Clima (GCF) e PNUD, braço da ONU para assuntos ambientais. Esta já é a quarta oficina de Salvaguardas Socioambientais promovida pelo Projeto, todas voltadas a povos e Comunidades Tradicionais. As três edições anteriores ocorreram no final de 2019 nos municípios de Porto Velho (RO), Guajará Mirim (RO) e Ji-Paraná (RO).
“O governador, Coronel Marcos Rocha, tem a preocupação e a proposta de intensificar ainda mais os cuidados com o meio ambiente, cuidando das florestas, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa resultantes do desmatamento e da degradação florestal, e promover ações concretas para o desenvolvimento de atividades compatíveis com a manutenção das florestas. Essa foi uma determinação do governador, para que junto com os parceiros pudéssemos transformar o meio ambiente de Rondônia em referência para todo o País. As oficinas vêm de encontro com essa nova realidade. Obrigado, governador Coronel Marcos Rocha, por apoiar o projeto Governança Climática para Rondônia”, argumentou Fabrício da Silva Leme, assessor especial de governo.
Texto: Equipe projeto Governança Climática para Rondônia e Ricardo Barros
Fotos: Ricardo Barros