Governo trabalha na substituição de pontes e recuperação de vias municipais em cooperação com a Prefeitura de Vilhena
Na região Sul de Rondônia, o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) vem trabalhando para recuperar a malha viária sob responsabilidade do governo estadual. Apesar das condições adversas, muitos serviços vêm sendo executados desde 2019 e, neste ano, muito ainda está sendo feito.
Próximo ao distrito de Nova Conquista, uma equipe da 9ª Residência Regional do DER realizou nesta semana a substituição de uma ponte de madeira já muito deteriorada por um bueiro metálico na RO-498. De acordo com o engenheiro residente, Diego Delani, “a rodovia possui uma extensão de cerca de 40 quilômetros, com a substituição de pontes de madeira por bueiros, temos a garantia de, nos próximos anos, uma menor necessidade de recuperação, possibilitando uma melhor trafegabilidade por um tempo maior”.
Delani destaca ainda que os trabalhos da 9ª RR-DER seguem dentro do Plano de Trabalho 2020 em meio à pandemia, mas com os devidos cuidados. “Por determinação do governador Marcos Rocha, estamos executando uma série de serviços na Estrada da Resina em parceria com a Prefeitura de Vilhena, após a assinatura de um Termo de Cooperação com o Município. Estão sendo feitos a reconformação de plataforma (patrolamento), encascalhamento, limpeza lateral, drenagem e instalações de tubos metálicos”, explica o engenheiro Diego Delani.
A 9ª Residência Regional do DER é responsável pela recuperação, manutenção e melhoria de uma malha viária de aproximadamente 500 quilômetros nos municípios de Vilhena e Chupinguaia e seus distritos. A região tem predominância na produção agrícola (com destaque para a sojicultura) e pecuária.
O engenheiro Diego Delani finaliza explicando que “as ações realizadas por esta residência visam essencialmente à qualidade do serviço para garantir a melhor trafegabilidade possível. Desde o ano passado, sob a nova gestão do governador Marcos Rocha, estamos trabalhando com base em um planejamento anual que visa otimizar o uso dos recursos públicos e com o máximo de qualidade nos serviços executados, garantindo melhores condições de tráfego na malha viária sob responsabilidade do DER”.