HAITI: Presidente Jovenel Moïse é assassinado
O presidente do Haiti, Jovenel Moïse, foi morto a tiro na sua residência privada nesta quarta-feira. A informação já foi confirmada oficialmente através de um comunicado divulgado pelo gabinete do primeiro-ministro interino do Haiti, Claude Joseph.
Na nota, é referido que Moïse foi assassinado por volta da 1h da madrugada no Haiti (2h no horário de Brasília).
A primeira-dama foi atingida com um tiro e ficou ferida.
O comunicado realça que os atiradores não foram identificados, mas indica que “alguns falavam espanhol”.
“Condenando este ato odioso, inumano e bárbaro, o primeiro-ministro, Claude Joseph, e o Conselho Superior da Polícia Nacional (CSPN) apelam à calma da população. A segurança do país está sob controle da polícia nacional do Haiti e das forças armadas do Haiti”, pode ler no comunicado.
La résidence du président de la République, Jovenel Moïse attaquée vers 1h du matin ce mercredi, il est blessé mortellement, selon le pm ai @claudejoseph03.Blessée par balle, la Première Dame prend les soins que nécessite son cas. pic.twitter.com/BuHKv5cFwf
— Marie Samuelle Charles (@SamuelleCharles) July 7, 2021
Jovenel Moïse era presidente do Haiti desde fevereiro de 2017. Ao longo da sua presidência multiplicaram os protestos contra o seu governo e os pedidos para que ele se demitisse.
O Haiti atravessa há anos uma situação de instabilidade social e política. Recentemente, tem registrado uma escalada da violência entre gangues na capital do país, Port-au-Prince, o que tem contribuído para agravar ainda mais a crise humanitária no Haiti.