Geral

Idaron promove curso de atendimento a suspeitas de doenças vesiculares para médicos veterinários

Iniciou na segunda-feira, 17 e vai até o dia 21 deste mês, o curso teórico-prático para médicos veterinários do serviço veterinário oficial, sobre atendimento a suspeitas de doenças vesiculares. Promovido pela Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia – Idaron, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, a atividade está acontecendo em Porto Velho,

-->

O objetivo deste curso é treinar 41 profissionais com base no Manual de Investigação de Doenças Vesiculares do Mapa. O coordenador do curso, Márcio Alex Petró, da Idaron informa que “será uma semana inteira de treinamento, para atualizar conhecimentos sobre o pronto atendimento a toda e qualquer suspeita de doença vesicular no Estado de Rondônia, dentre elas, a febre aftosa”, destacou.

Trinta e um servidores da Agência Idaron, mais três convidados do Serviço Nacional de Sanidade Agropecuária da Bolívia – Senasag e um da Agência de Defesa Sanitária do Amazonas – Adaf integram as equipes que, em atividades simuladas, estão visitando algumas propriedades rurais na Capital, para colocar em prática as medidas elaboradas pelo Mapa.

“Cada equipe será destinada a uma determinada propriedade rural para simular a investigação da existência ou não de doença vesicular. A atividade simulada contemplará o reconhecimento de um caso provável, para que o profissional adote todas as medidas de biosseguridade, bem como coleta de amostras e envio ao laboratório, procedimentos que estão contemplados no referido Manual”, detalha Márcio Petró. “É importante destacar que, a parte prática de campo fará parte do simulado que será montado para as equipes investigarem”, acentuou.

A expectativa é que todos os envolvidos, ao término do curso, saibam atender e reconhecer a doença, caso ela esteja presente. “É uma prática importantíssima, na qual compete ao médico veterinário fazer uma boa coleta de material, uma correta investigação de como ingressou e de como saiu da propriedade, tomando todas as medidas de biosseguridade para o não espalhamento da doença, além da comunicação oficial aos seus superiores”.

O curso conta ainda, com a presença de instrutores oficiais do Mapa: Iram Ferrão, da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia – ADAB/BA, Denise Caldeira, da Secretaria de Agricultura do Distrito Federal – Seagri/DF, Katherine Fragoso, da Superintendência Federal de Agricultura do Pará – SFA/PA, Roberto Bueno, da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do Mato Grosso do Sul – Iagro/MS, Anselmo Rivetti, do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Minas Gerais – LFDA/MG, além do Fiscal Estadual Agropecuário da Agência Idaron, Márcio Petró.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo