Geral

Indigenista da Funai ameaçado e jornalista inglês somem na Amazônia

[ad_1]

-->

O indigenista Bruno Araújo Pereira, da Funai (Fundação Nacional do Índio), e o jornalista britânico Dom Phillips, correspondente do jornal The Guardian, estão desaparecidos desde a manhã deste domingo (5) no Vale do Javari, na Amazônia (AM).

Segundo a Univaja (União dos Povos Indígenas do Vale do Javari), Bruno vinha sendo alvo de ameaças de morte de garimpeiros, madeireiros e pescadores, que invadiam o território. Após constatar o sumiço, o órgão acionou a Polícia Federal, o Ministério Público Federal e o Exército para auxiliar nas buscas. Por enquanto, não há informações sobre o paradeiro deles.

Bruno e Dom Phillips foram vistos pela última vez por volta das 7h deste domingo em um barco após saírem da comunidade Ribeirinha São Rafael. De lá, partiriam para a cidade de Atalaia do Norte, onde eram aguardados por duas pessoas ligadas à Univaja. Após um atraso de mais de duas horas, começaram as buscas, informou a Univaja.

“Essas duas pessoas ficaram esperando em uma balsa por mais de duas horas. Depois, tentaram localizá-los. Por volta das 16h, acionamos os órgãos de segurança para notificar o desaparecimento”, informou Paulo Barbosa da Silva, coordenador-geral da Univale.

Enfatizamos que na semana do desaparecimento, conforme relatos dos colaboradores da Univaja, a equipe recebeu ameaças (…). Outras já vinham sendo feitas a demais membros da equipe técnica da Univaja, além de outros relatos já oficializados”
Trecho de nota da Univaja

A Univaja informou que a dupla se deslocou inicialmente para visitar uma equipe de vigilância indígena próximo à localidade chamada Lago do Jaburu, nas imediações da base da Funai no Rio Ituí, para que o jornalista conversasse com indígenas no local.

As entrevistas, segundo a Univaja, foram feitas na última sexta-feira (3). No retorno, ainda de acordo com a entidade, a dupla foi à comunidade São Rafael, onde Bruno Pereira tinha reunião agendada com o líder comunitário conhecido como “Churrasco” para consolidar trabalhos conjuntos entre ribeirinhos e indígenas na região, afetada pela ação de invasores.

Segundo a Univaja, Bruno se reuniu com a esposa do líder comunitário, já que ele não estava no local. De lá, partiu em uma embarcação com o jornalista britânico Dom Phillips para Atibaia do Norte.

Na região pela 2ª vez, diz The Guardian

O jornalista Tom Phillips relatou a situação do colega em postagem pelo Twitter. “Meu amigo e colega Dom Phillips desapareceu enquanto fazia uma reportagem na Amazônia com o líder indígena Bruno Pereira, dias após ele receber ameaças. Por favor, compartilhem essas informações o mais rápido possível”, escreveu, em inglês.

Em comunicado, o jornal britânico The Guardian afirmou que está “muito preocupado e está procurando urgentemente informações sobre o paradeiro e a condição do Sr. Phillips”.

“Estamos em contato com a embaixada britânica no Brasil e as autoridades locais e nacionais para tentar estabelecer os fatos o mais rápido possível”, afirmou.

Segundo o jornal, Phillips havia se unido a uma das expedições de Bruno Pereira na mesma região em 2018 para relatar sobre as tribos perdidas da Amazônia. Ele preparava um livro sobre meio ambiente.

A reportagem do UOL telefonou para o celular de Phillips, mas ele não atendeu. As mensagens em um aplicativo indicavam que o aparelho estava fora de área ou sem sinal.



[ad_2]

UOL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo