Geral

JI-PARANÁ: Rio Machado continua secando na região central do estado

Nesta terça-feira, o nível bateu um novo recorde histórico

O Rio Machado que a sua nascente entre as cidades de Pimenta Bueno e Cacoal, passando pelos municípios de Presidente Médici, Ji-Paraná e Machadinho D’Oeste, voltou a registrar novo recorde histórico na região central do Estado. Nesta terça-feira (24), o nível d’água amanheceu em 6,24cm, ou seja, 4cm abaixo da medida mínima aceitável que é 6,28cm.

A marca histórica, segundo o presidente da Colônia de Pescadores Z9, Manuel Batista, já é a maior dos últimos dez anos. A mesma situação, muito provavelmente, também acontece com o Rio Urupá, responsável pelo o abastecimento da cidade. Manuel Batista, ainda lembrou que a seca prejudica bastante o abastecimento de pescado não somente em Ji-Paraná, mas em toda a região Amazônia, que sofre com o mesmo problema.

A seca do Rio Machado, em Ji-Paraná, já é a maior dos últimos 10 anos

Abastecimento
Nesta manhã, o diretor operacional da unidade da Companhia de Águas e Esgoto de Rondônia (Caerd), Fernando Rodrigues confirmou que a situação do nível da água do Rio Urupá, também é considerada crítica. Segundo ele, ações já tiveram que ser feitas no ponto de captação de água, além de adaptações e adicionamentos em mais equipamentos usados para o bombeamento. “Com muita dificuldade, mesmo com toda essa seca, estamos conseguindo manter o abastecimento da cidade”, afirmou.

O Corpo de Bombeiros, também têm reforçado o alerta para os perigos que os rios da região representam, em especial, o Machado e o Urupá, nessa época do ano. Para a corporação, os banhistas precisam redobrar a atenção e as pequenas embarcações devem evitar de navegar na região central do Estado.

Fonte: Diário da Amazônia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo