Geral

Mil km de cabos de energia foram renovados em 2021

Manutenções preventivas são essenciais para reduzir episódios de falta de energia e beneficiaram diretamente cerca de 400 mil clientes no estado

Em 2021, a Energisa substituiu mil km de cabos de energia durante as manutenções preventivas em Rondônia. As obras de melhoria da rede elétrica beneficiaram diretamente cerca de 400 mil clientes e contribuíram para redução dos casos de falta de energia no estado, que estão de acordo com os índices de qualidade determinado pela Agência Nacional de Energia Elétrica.

-->

Alfredo João de Brito, gerente de construção e manutenção da Energisa em Rondônia, conta que as manutenções preventivas vão ser intensificadas durante 2022. “Especialmente em áreas urbanas, levando mais modernização com equipamentos que religam automaticamente a energia e protegem o circuito durante as tempestades”, explicou. Substituição de postes, cruzetas, isoladores, cabos e poda de árvores são os principais serviços executados.

A Energisa investe em novas tecnologias para que o cliente continue utilizando a energia normalmente, enquanto os colaboradores fazem as manutenções. O Mega Jumper é um dispositivo que permite o isolamento do trecho a ser realizado a melhoria da rede elétrica. Também dispõe de duas subestações móveis utilizada em manutenções programadas e emergenciais nas subestações da empresa.

“Também temos equipes técnicas especializadas que utilizam ferramentas e métodos de trabalho avançados que possibilitam realizar a intervenção com a rede energizada, sem a necessidade de desligar. Para isso, as equipes, chamadas de “equipes de linha viva”, recebem diversos treinamentos e utilizam equipamentos de proteção individual específicos para esse tipo de trabalho, com atenção total na segurança”, explica.

Contudo, em situações que não é possível utilizar essas técnicas e equipamentos, é necessário realizar o desligamento programado do fornecimento de energia. Ao longo de 2021, a empresa realizou mais de 2.500 desligamentos programados em Rondônia, o volume é 6% maior quando comparado com o ano anterior, e com média de 3 horas por interrupção.

A Energisa informa os clientes com 72 horas de antecedência sobre o desligamento programado por meio do site da Energisa, avisos em rádios, carros de som e, em alguns casos, cartas e envio de SMS. O intuito é que os clientes possam se planejar para o intervalo em que a rede elétrica estará desligada. “É um curto período de tempo nas manutenções preventivas quando comparamos com o benefício trazido ao longo dos próximos meses”, enfatizou o gerente.

Nos avisos de desligamento programado, são informadas as regiões que receberão a melhoria, a hora de início e previsão do horário de finalização do serviço, que pode retornar antes do previsto. O desligamento da rede elétrica é adotado para garantir a segurança dos profissionais da empresa e, também, da população.

Além do desligamento programado, que é uma melhoria na rede elétrica, o sistema pode ser interrompido por um desligamento emergencial, muitas vezes causado por ações climáticas ou mesmo acidentes de trânsito. Nesses casos, é preciso atuar de forma rápida e não há tempo hábil para informar os clientes sobre a necessidade de desligamento da rede. “Nessas situações, tentamos realizar o reparo no menor tempo possível, porém, adotando todas as medidas de segurança para preservar tantos os profissionais quantos os clientes. Para isso, usamos tecnologias e equipamentos que ajudam a reduzir o tempo do serviço”, concluiu Brito. Acesse www.energisa.com.br/desligamentoprogramado e confira a programação para sua cidade.

Canais de atendimento

Site: energisa.com.br   

WhatsApp Gisa (69) 9358-9673

Aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular)

Call Center: 0800 647 0120.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo