Geral

Orientações para evitar afogamentos em praias e balneários são reforçadas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia

Durante o verão amazônico é comum as pessoas passearem nas praias ou balneários em atrativos turísticos de Rondônia. Para isso, como sinal de alerta e orientação aos banhistas, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia – CBMRO reforça recomendações importantes a fim de evitar possíveis casos de afogamento, incidentes e outras situações que levem a vítimas fatais.

-->

A corporação tem uma média de 15 bombeiros militares empregados para atuarem em operações de prevenção e salvaguardas de banhistas. Neste período, em que acontecerão os festivais de praia no distrito de Jaci-Paraná, Porto Velho, serão enviados 11 bombeiros militares, e no município de Costa Marques, mais 15 bombeiros, todos reforçando a segurança e diversão ao mesmo tempo em função do alto número de participantes.

Para o comandante do CBMRO, Coronel BM Nivaldo de Azevedo, o trabalho desempenhado pela corporação também exige a colaboração das pessoas que estão acostumadas a participarem dos atrativos, visando diminuir situações de risco à vida. “Estas ações nestes eventos são realizadas em parceria com a Polícia Militar, que provê a segurança, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental – Sedam, com as iniciativas de Educação Ambiental e os municípios. Todavia, o apoio da comunidade é fundamental para a redução de situações de afogamentos e até casos de vítimas fatais”, explica.

A sinalização do local é outro recurso como forma de inibir muitas situações desagradáveis, considerando que bem antes de ocorrer os eventos, o espaço passa por reconhecimento ao ser verificado quanto às áreas mais vulneráveis, sendo sinalizado e isolado para impedir o acesso de banhistas, além de observação individual feita na área pelos guarda-vidas. O Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia também destaca a seguir algumas recomendações importantes à sociedade, com o objetivo de reduzir o risco à vida em praias e balneários:
 

ORIENTAÇÕES À POPULAÇÃO:

• Procurar sempre locais próximos aos postos de guarda-vidas;

• Respeitar as placas e/ou bandeiras de sinalização;

• Perguntar sempre ao guarda-vidas qual o local mais apropriado para tomar banho de rio;

• Não ingerir bebidas alcoólicas e entrar no rio;

• Evitar entrar na água logo após se alimentar;

• Não entrar no rio após longa exposição ao sol, sem antes adaptar seu organismo à temperatura da água;

• Não desviar a atenção um só instante das crianças. Vale identificá-las com nome e telefone para contato;

• Caso saiba e pretenda nadar, a orientação é praticar a atividade paralelamente à areia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo