Geral

Plataforma inédita reúne dados oficiais que revelam novas dimensões das desigualdades raciais no país

Desenvolvida por um time de especialistas renomados, ferramenta será gratuita e inclui indicadores e análises em educação, moradia, emprego e renda

O CEDRA (Centro de Estudos e Dados sobre Desigualdade Racial), instituição formada por pensadores das relações raciais, especialistas em ciência de dados, estatísticos, economistas e cientistas sociais, prepara o lançamento oficial de uma plataforma aberta e gratuita que reúne inicialmente cerca de 60 dados e informações com tratamentos inéditos de indicadores oficiais.
Os dados e análises por características de cor e raça abrangem áreas de educação, habitação, demografia, emprego e renda, e apresentam um diagnóstico aprofundado das desigualdades raciais brasileiras. As informações estão sendo preparadas de forma a tornar a navegação amigável e acessível. Além disso, será possível fazer o download das tabelas para apoiar análises mais complexas.
A plataforma é voltada para ativistas e organizações do movimento negro, organizações da sociedade civil, jornalistas ( no auxílio de pautas), pesquisadores, lideranças políticas e empresariais, gestores públicos, estudantes e o público em geral. O objetivo é contribuir para a elaboração de estudos e políticas relacionados às questões raciais.
Para a construção da plataforma, o CEDRA contou com o apoio do Instituto Çarê, Fundação Itaú, Itaú Unibanco, Instituto Galo da Manhã e Instituto Ibirapitanga, além de parcerias com a Amazon Web Services, Bain & Company, Daniel Advogados e o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicos – IBASE.

-->

Entre os idealizadores da plataforma estão:

Helio de Souza Santos – Presidente do Conselho Deliberativo: professor, doutor em Administração pela USP. Coordenou nos anos 1990 no âmbito do governo federal um grupo precursor que colocou na agenda pública as políticas de ação afirmativa (Políticas de Cotas) para a população negra. Presidente do Conselho da Oxfam Brasil.

Mário Lisboa Theodoro – Integrante do Conselho Deliberativo: Economista e doutor em Ciências Econômicas na Université Paris I — Sorbonne. Atualmente é Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania (PPGDH) da UnB e consultor legislativo aposentado do Senado Federal. Atuou como secretário executivo da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) de 2011 a 2013, foi diretor da área internacional do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e é autor do livro “A sociedade Desigual: racismo e branquitude na formação do Brasil”, lançado em 2022.

Marcelo Henrique Romano Tragtenberg – Integrante do Conselho Deliberativo: Doutor em Física pela USP com pós-doutorado pela Universidade de Oxford. Atualmente é professor associado I da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Estatística, e em gestão e pesquisa sobre Ações Afirmativas no Ensino Superior para negros, indígenas e oriundos de escolas públicas. Membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa do CNPQ.

Wania Sant’Anna – Integrante do Conselho Deliberativo: Historiadora e pesquisadora de relações raciais e de gênero. Possui doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro; é presidenta do Conselho de Governança do IBASE – Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas e colunista do Congresso em Foco. Foi secretária de Direitos Humanos do Rio de Janeiro.

Eduardo Pereira Nunes – Integrante do Conselho Deliberativo: Economista. Graduado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutor em Ciência Econômica pela Unicamp, professor titular da Universidade Cândido Mendes. Foi presidente do IBGE entre 2003 e 2011, onde atuou como Economista desde 1980, e professor de Economia do MBA-FGV (1999-2020) e autor de vários trabalhos publicados sobre contas nacionais do país, estatísticas econômicas e sociais.

Cleyton de Oliveira Ritta – Integrante do Conselho Fiscal: Doutor em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau-FURB. É Professor Adjunto do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) nos cursos de Graduação em Ciências Contábeis e de Pós-Graduação em Controle de Gestão.

Roseli Faria – Integrante do Conselho Fiscal: Roseli Faria é economista, servidora pública federal, vice-presidente da ASSECOR (Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento) e membra da coordenação executiva da DVM (Coalizão Direitos Valem Mais). Desde 2015 trabalha com a consolidação das políticas afirmativas no serviço público, tendo participado da elaboração da Portaria Normativa nº 04, de 6 de abril de 2018, que regulamentou o procedimento de heteroidentificação, e da organização de oficinas, cursos e eventos de promoção da igualdade racial e da diversidade.

A plataforma será apresentada à imprensa em um encontro virtual a ser realizado no dia 8/12, no período da manhã.

E o lançamento oficial da iniciativa, aberto ao público, será em evento presencial no dia 16/12, em São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo