Polícia

ABSURDO: Falsa médica reinjetava sangue em pacientes com câncer

A enfermeira do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que fingia ser médica atuando em uma clínica clandestina do bairro Santa Cruz, em Cuiabá (MT), submetia pacientes com câncer terminal a tratamento de risco e sem comprovação de melhora médica.
A mulher foi descoberta pela Polícia Civil e virou alvo de investigação policial após um de seus pacientes, de 55 anos, com câncer terminal, morrer, após ‘tratamento alternativo’ com ela. O filho da vítima fez a denúncia.
De acordo com a Polícia Civil, a enfermeira fazia sessões de hemoterapia e ozonioterapia. Conforme o médico oncologista, Dr. André Crepaldi, o tratamento não tem comprovações científicas de que melhoram o quadro do paciente.
“Há uns cinco anos teve um ‘boom’ desse tipo de tratamento [hemoterapia] em que algumas pessoas relatavam que melhorava a imunidade, melhorava as dores crônicas, mas não tem nada comprovado”, explicou.

-->

Na técnica, são retirados até 20 ml de sangue do braço da pessoa, como em um exame de sangue, e essa quantidade é imediatamente injetada no músculo do braço desse mesmo indivíduo.

Em teoria, o procedimento aumenta a imunidade do corpo. “Se você pensar racionalmente, quando você tira o sangue da pessoa e injeta no músculo de novo, é como se fosse um hematoma, uma batida que sangra lá dentro”, salientou o médico.

Porém, o Conselho Federal de Medicina não reconhece a auto-hemoterapia como um tratamento e afirma que não existem evidências científicas confiáveis de que a auto-hemoterapia seja efetiva para prevenir qualquer doença em seres humanos, segundo o parecer n° 12, emitido em 2007 pelo órgão.
Além desse tratamento, a mulher também receitou e entregou um frasco para o paciente, com uma substância desconhecida, para o paciente pingar na boca, com a promessa de que o líquido iria curá-lo do câncer terminal.

Ainda segundo o filho da vítima, após iniciar o tratamento com a falsa médica, seu pai piorou rapidamente, perdendo a fala, os movimentos das pernas e passou a se alimentar apenas com a ajuda de terceiros, até falecer, em julho deste ano.

VIA JOÃO AGUIAR DO REPÓRTER MT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo