Polícia

Através de procedimentos de primeiros socorros, PM em Espigão do Oeste salvou a vida de criança de apenas 09 meses, que estava engasgada

Na noite da última sexta-feira (24), por volta das 19h30min, policiais militares do 4° Pelotão em Espigão D’Oeste realizaram procedimentos de APH (Atendimento Pré-Hospitalar) a uma criança de apenas 09 meses de idade e salvaram sua vida.

-->

A guarnição policial composta pelos militares, Sargento David, Sargento Galdino, Cabo P. Campos e Cabo Sílvio, comandados pelo Sargento Luciano, ao iniciarem o plantão, estavam prontos para saírem em patrulhamento quando adentrou no pátio do quartel um carro com o pisca alerta ligado e os ocupantes do veículo gesticulavam e gritavam desesperadamente por socorro, dizendo que tinha uma criança “engasgada” e que não estava respirando.

De imediato a guarnição policial interveio e o Sargento Luciano tomou a criança em seus braços e percebeu que ela estava desfalecida, com a pele e as mucosas (boca e nariz) roxas e com dificuldade de respirar.

Na sequência o Sargento Galdino, habilitado em Atendimento Pré-Hospitalar em Combate, protocolo MARC1, identificou que a criança estava com as vias aéreas obstruídas, o que ocasionava a falta de ar na criança. De imediato o Sargento Galdino, auxiliado por toda sua equipe, iniciou os procedimentos de primeiros socorros, realizando na menor a “MANOBRA DE HEIMLICH”, manobra esta utilizada neste tipo de emergência para desobstruir as vias aéreas de uma vítima “engasgada”.

Foram momentos de angústia e tensão tanto para a mãe e o padrinho da criança que estavam desesperados, quanto para os policiais, mas após alguns minutos de manobra obteve-se êxito na ação e a bebê “desengasgou”, expelindo uma certa quantidade de secreção pela boca e nariz e em seguida retornou a respirar.

A mãe da criança relatou que moram na Zona Rural à aproximadamente 04 quilômetros da cidade e que estavam deslocando para o hospital, mas temendo não dar tempo de chegar até a unidade hospitalar, pois sua filha já estava a proximamente 10 minutos “engasgada” e com dificuldade para respirar, ao passar em frente o Quartel da PM decidiu parar e pedir ajuda e prontamente foi atendida pela guarnição que salvou a vida da pequena.

“Foram momentos tensos, mas graças a Deus e aos conhecimentos adquiridos no decorrer dos anos na carreira militar, conseguimos ter êxito na nossa ação e preservar a vida da bebê”, relatou o Sargento Galdino.

A ação desses nobres militares enaltece o valoroso trabalho desses profissionais em nosso município e demonstra que a Polícia Militar de Espigão D’Oeste conta com profissionais técnicos e capacitados para atender a população espigoense nas mais diversas situações de risco.

O sentimento de gratidão dos familiares da criança pelos policiais é notório, pois eles salvaram e preservaram o bem mais valioso dessa bebê, a vida.

“Nossas ações ecoam pela eternidade!”

Fonte: Alerta Rolim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo