Casal de idosos são encontrados em situação de abandono
Um casal de idosos foi encontrado em situação de maus-tratos, durante ação da Operação Vetus, na manhã desta sexta-feira (4), no bairro CPA II, na Capital.
Segundo o delegado Vitor Chab Domingues, do Núcleo de Atendimento ao Idoso (NAI), disse ao que, a situação do casal é extrema vulnerabilidade social, sendo que o homem sofre de Alzheimer.
“Eles são sozinhos e recebem ajuda de uma vizinha que compra remédios e faz algumas coisas. A situação é tão preocupante que eles tomam banho de caneca na área de casa. Além de policial é uma questão social e, vamos informar o Conselho Municipal sobre esse casal”, relatou o delegado.
“Eles são sozinhos e recebem ajuda de uma vizinha que compra remédios e faz algumas coisas. A situação é tão preocupante que eles tomam banho de caneca na área de casa. Além de policial é uma questão social e, vamos informar o Conselho Municipal sobre esse casal”, relatou o delegado Vitor Chab.
“Os idosos necessitam de atenção social do Poder Público”, continua o delegado.
Nesta sexta-feira, várias denúncias foram checadas pela equipe do NAI, além do cumprimento de medidas cautelares inominadas de afastamento de lar, impedindo pessoas investigadas por maus-tratos de se aproximar das vítimas idosas.
Dois abrigos, alvos de denúncia, foram fiscalizados no bairro Jardim Califórnia. Segundo o delegado, felizmente, nada foi encontrado e o local está dentro das regras de funcionamento.
Ação
O Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com a Polícia Civil dos 26 estados brasileiros, deflagrou a Operação Vetus, na manhã desta sexta-feira (4). Ação visa combater crimes de violência contra os idosos. Em Mato Grosso os mandados são cumpridos em Cuiabá e Várzea Grande.
Foram cumpridos 13 mandados de medidas cautelares de afastamento, que funciona de forma semelhante como a medida protetiva. Sendo nove para Capital e quatro para Várzea Grande.
Os policiais cumpriram esses mandados em residências de famílias e lares de idosos. Também foram investigadas denúncias feitas.
A ação apura o aumento de casos de maus-tratos contra idosos durante a pandemia de coronavírus