Polícia

DEAM de Rolim de Moura lança Projeto DEAM Itinerante para atender a região da Zona da Mata

No dia 3 de agosto de 2023, a DEAM de Rolim de Moura, comandada pelo Delegado Alexandre Borges Baccarini, dará início a um projeto pioneiro no Estado de Rondônia, que promete trazer benefícios e apoio a toda a região da Zona da Mata. Trata-se do “Projeto DEAM Itinerante”, uma iniciativa que visa oferecer atendimento especializado, suporte e informações às vítimas de violência doméstica e familiar, bem como a conscientização sobre a importância do combate a esse grave problema social.

-->

A primeira ação do Projeto DEAM Itinerante acontecerá em Nova Estrela, na SUBPREFEITURA, localizada na Avenida Tancredo Neves, ao lado do Posto de Saúde Eni Corrêa. O evento terá início às 08h00 e contará com a presença de uma equipe de policiais civis da DEAM de Rolim de Moura, que irão ministrar uma palestra com os temas: Prevenção e Combate à violência doméstica, Prevenção e Combate a exploração sexual de crianças e adolescentes.
Ainda, conforme o Policial Edinho, será apresentado o Programa de Assistência Social Mulher Protegida e o Programa Social Criança Feliz, que conta com a parceria da Secretaria de Assistência Social do Município de Rolim de Moura, representado pela Secretaria Sandra Miranda, a qual também sob seu comando realizará cadastro único para mulheres que não o tem, as habilitando para receber o auxílio mulher protegida.
Após a palestra, os policiais ficarão à disposição da população local até às 13:30 HS, para caso alguém no distrito queira registrar ocorrência relativas a VIOLÊNCIA CONTRA MULHER, CRIANÇAS E ADOLESCENTES, também poderão solicitar MEDIDAS PROTETIVAS DE URGÊNCIA em seus favores e contra seus agressores. No local terá uma sala reservada para que os registros de ocorrência e solicitação de medida protetiva sejam realizadas.
A DEAM (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) já é uma realidade em muitos municípios, mas a proposta de torná-la itinerante é inovadora e busca alcançar áreas mais afastadas, proporcionando um atendimento mais acessível e próximo às vítimas e mulheres vulneráveis.
O objetivo é atender não apenas as mulheres vítimas de agressão, mas também oferecer suporte às famílias envolvidas nesse tipo de situação. Além disso, o Projeto DEAM Itinerante promoverá palestras educativas e informativas, com foco na prevenção da violência doméstica e na conscientização da importância de denunciar qualquer forma de abuso.
Em uma declaração à imprensa, o Policial Civil Edinho, enfatizou a importância desse projeto para a região da Zona da Mata, destacando que muitas mulheres e suas famílias podem estar sofrendo em silêncio, sem saber onde procurar ajuda. Com essa iniciativa em atuar de forma itinerante, a equipe da DEAM estará mais próxima das comunidades, facilitando o acesso a informações, apoio emocional e orientação jurídica.
O prefeito de Rolim de Moura, Aldo Julio, também demonstrou entusiasmo em relação ao projeto e enfatizou o compromisso da cidade em combater a violência doméstica. Ele destacou que a parceria entre o município e a DEAM é fundamental para o sucesso da iniciativa.
O Projeto DEAM Itinerante representa um importante passo na busca por uma sociedade mais justa e igualitária, livre de violência e abusos. A expectativa é que essa ação pioneira possa servir de exemplo para outras regiões do Estado de Rondônia, incentivando o fortalecimento de políticas públicas voltadas para a proteção das mulheres e ao enfrentamento da violência de gênero.
Com a data marcada para o início da primeira ação em Nova Estrela, toda a comunidade da Zona da Mata se prepara para receber a equipe do DEAM com esperança de que essa iniciativa possa proporcionar mudanças positivas e promoverá um ambiente mais seguro e acolhedor para as vítimas de violência doméstica.
Será a segunda delegacia Especializada no atendimento a mulher criança e adolescentes, implantada no país, porém a de Rolim de Moura RO terá um aditivo, palestras com o finco de orientar as mulheres sobre seus direitos.
Os policiais da DEAM/RM ressaltam a importância de denunciar casos de violência contra mulheres, crianças e adolescentes, reforçando ainda mais o compromisso de atuarem na proteção e assistência destas vítimas. Denúncias anônimas e não anônimas podem ser realizadas nos seguintes números
Disc 100 – nos crimes contra crianças e adolescentes.
Disc 180 – nos crimes onde mulheres são vítimas
Disc 197 – Polícia Civil
Disc 190 – Polícia Militar nos casos de flagrante delito ou seja, em que o ato esteja acontecendo no momento da ligação.
Esta grandiosa ação a qual foi idealizada no estado da Bahia e aprimorada na DEAM de Rolim de Moura/RO, conta com apoio da SESDEC, representada pelo Secretario, Coronel Vital, DGPC representado pelo delegado Dr Samir, DPI representado pelo delegado Dr Kakionis, delegado Regional, Dr Mário Henrique e delegado titular da DEAM Dr. Alexandre Borges Baccarine.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo