Polícia

PERIGO – Casal se passa por médicos e realizam testes de COVID-19

Um homem, de 34 anos, e uma mulher, 40, nomes não revelados, foram flagrados se passando por médicos e realizando ‘teste rápido’ da covid-19 em populares em uma rua do bairro Vila Operária, em Rondonópolis (212 km da Capital).

A Polícia Militar (PM) foi acionada, por volta das 12h, por meio do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) que recebeu denúncia anônima dos próprios ‘pacientes’.

No local, os policiais encontraram os acusados vestidos como médicos. Questionados sobre a atuação, a mulher disse que estava prestando serviço para uma empresa de pesquisa e que ela e o ‘parceiro’ estavam realizando o trabalho com os populares sobre o coronavírus. Ressaltou ainda que tal pesquisa era contratada pelo Ibope e solicitada pela Universidade Federal de Pelotas.

Aos militares a dupla ainda apresentou um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, que era apresentado aos ‘pacientes’ antes de passar pelo teste. Outro documento apresentado para demonstrar legalidade na ação foi um ofício, supostamente, encaminhado à Secretaria Estadual que solicitava apoio logístico para a execução da pesquisa intitulada de “Evolução da Prevalência de Infecção por covid-19 no Brasil”.

A PM fez contato com o supervisor de atenção básica da secretária, o qual relatou que “não havia nenhuma autorização ou pedido para realização de tal pesquisa”, contrariando o próprio documento apresentado.

Foi verificado ainda que as roupas e EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) que o casal estava usando eram totalmente inadequadas para o tipo de trabalho que estavam promovendo.

Diante da situação e evidências coletadas, os ‘pesquisadores’ foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para maiores esclarecimentos sobre o fato.

Com os acusados foram apreendidos 24 testes rápidos, 20 toucas plásticas e aventais, saches de álcool em gel e outros materiais, além de objetos hospitalares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo